terça-feira, 24 de janeiro de 2012

PT reduz lista de nomes e acirra debate interno

O encontro petista, realizado na noite de ontem, reuniu algumas lideranças partidárias, mas vários dos nomes que integravam a lista dos prefeituráveis na Capital pela agremiação faltaram ao evento
Nos bastidores da sigla, a corrida, agora, é pelo apoio de quem desistiu de ser postulante na sucessão municipal

Por enquanto, continuam na disputa o deputado Artur Bruno, o secretário municipal de Educação, Elmano de Freitas, o secretário estadual de Cidades, Camilo Santana, e os vereadores Acrísio Sena e Guilherme Sampaio. Como não compareceu nem enviou representante à reunião do PT, ontem, o senador José Pimentel será consultado pela prefeita para saber se vai abrir mão de concorrer. Ao Diário do Nordeste, Pimentel há poucas semanas que não tem intenção de pleitear o cargo.

Enquanto se afirmam como pré-candidatos, os petistas que continuam na lista se preparam, agora, para uma plenária da agremiação, agendada, inicialmente, para o dia 13 de fevereiro, momento em que irão interagir com militantes durante um debate sobre o atual cenário da legenda. Além disso, em entrevista, Luizianne avisou que serão realizados alguns debates, inclusive entre os prefeituráveis, e também com a sociedade. Essa redução da lista oficial divulgada no ano passado evitaria a necessidade de prévias ou de pesquisas de opinião sobre os petistas que tentam chegar à chefia do Executivo. A expectativa de algumas lideranças presentes era de que a lista ficasse com até três nomes e que alguns dos pré-candidatos abrissem mão de concorrer em favor de colegas.

Surpresa

Embora não tenha havido nenhuma surpresa em relação aos nomes que continuaram na lista, Luizianne, apesar de não descartar uma pesquisa, não se mostrou muito simpática à ideia, por experiência própria. "A gente já viu que pesquisa é sintoma do momento. Eu mesma, se fosse fruto de pesquisa, não seria prefeita. Eu já vi gente que sai lá na frente em pesquisa que dali também não sobe mais e não tem capacidade de sair daquela limitação de percentual", lembrou.

Durante o encontro de ontem, presidido pela prefeita Luizianne Lins, além dos representantes da executivas estadual, todos os prefeituráveis foram convidados, mas alguns faltaram e outros enviaram representes. A ideia era reduzir ao menor número possível a lista de 13 pré-candidatos, o que facilitaria uma negociação em torno da "unidade" do Partido dos Trabalhadores.

Luizianne revelou que os nomes que permanecem na lista são tão fortes quanto o de Waldemir Catanho e disse que não há problema se o PT tiver que realizar prévias. "Nossa tradição é de muito debate interno".

SAIBA MAIS

30 de março
É o prazo máximo para que o Partido dos Trabalhadores defina se haverá prévias com o objetivo de decidir o nome que disputará a Prefeitura de Fortaleza em outubro

20 de maio
É a data limite para a realização do primeiro turno das prévias, nas quais os filiados ao PT Fortaleza votam para escolher um candidato

2 de junhoÉ o prazo para o segundo turno das prévias, se nenhum pré- candidato tiver alcançado, pelo menos, 50% mais um dos votos no partido. Logo em seguida, sai o nome do candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário