domingo, 29 de janeiro de 2012

GUIMARÃES: Este ano é do PT!


Encontro do PT contou com a participação de várias lideranças do partido!
Para quem ainda duvidava das pretensões do Partido dos Trabalhadores em Russas, com vistas às eleições municipais de 2012, se realmente disputaria o próximo pleito com candidatura própria para prefeito, agora tem uma certeza, pois as principais lideranças e esferas do PT estiveram em Russas e confirmaram que neste ano, não somente em Russas, mas sim, em várias cidades da região do Vale do Jaguaribe.

O anuncio foi feito durante o encontro ampliado do PT, para apresentar as "Bases Para o Plano de Governo Para o Município de Russas" ao conjunto dos cidadãos russanos e partidos da base aliada.

Com base nesse documento, serão realizadas, no primeiro semestre de 2012, as reuniões de elaboração do Plano de Governo que o PT irá apresentar à população de Russas nas eleições municipais neste ano.

Os porta vozes da decisão do PT russano foram, Chiquinho Cacholé (Presidente da Câmara municipal de vereadores de Russas), Joaquim Cartaxo (Vice-presidente estadual do PT), José Guimarães (Deputado Federal e vice-presidente nacional do PT) e José Pimentel (Senador da república).

O evento teve um grande público que lotou as dependências do auditório Lino Gonçalves na UNECIM, na manhã deste sábado (28) e contou ainda com a participação de diversas lideranças políticas do PT do Vale do Jaguaribe, como Itaiçaba, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Quixeré, e Tabuleiro do Norte. Nestas cidades a exemplo de Russas que lança a pré – candidatura do arquiteto Odilo Almeida, todas deverão ter candidaturas próprias.

ESTE ANO É DO PT!
Deputado Guimarães dispara: Este ano é do PT!

O deputado federal José Guimarães eu seu pronunciamento relembrou a trajetória de crescimento do PT na região, e falou da importância do momento vivido pela legenda que agora comanda o país, e que está na hora do partido passar a administrar as principais cidades do Vale do Jaguaribe, dentre elas Russas.
 "Nós que construímos o PT junto ao Lula, que choramos tantas vezes com ele, somos quem melhor podemos representá-lo em Russas (...). Quem melhor do que nós para representar a presidente Dilma do que o PT? Estamos apresentando a pré-candidatura do Odilo aos aliados da presidente Dilma. Agora que estamos governando o país temos toda autoridade para lançarmos pré-candidatos do PT (...). Que me desculpem os outros pré-candidatos que estão aqui de outros partidos, mas neste ano não tem jeito, vai ser do PT”. Disse o deputado José Guimarães.


LULA EM RUSSAS

Segundo Pimentel, Lula deverá vir a Russas

Segundo o senador José Pimentel em conversa com o ex-presidente Lula, este lhe deixou claro o desejo de se incorporar a campanha de crescimento do PT nestas eleições 2012, o que deverá acontecer a partir de abril, quando Lula receberá alta médica do seu tratamento contra o câncer de laringe. O senador adiantou que Lula deverá vir a algumas cidades importantes do Ceará, e que Russas estaria entre elas.

CIDADE SUSTENTÁVEL

Guimarães, Pimentel e Odilo durante entrega de carta compromisso

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores assumiu o compromisso de mobilizar os candidatos a prefeito para assinarem a Carta Compromisso e adotarem o Programa Cidades Sustentáveis; e os candidatos a vereadores, caso eleitos, a adotarem a Plataforma Cidades Sustentáveis, como guia de sua ação parlamentar. O Pré- candidato Odilo Almeida fez a assinatura da carta compromisso e já fez a entrega do documento ao vice presidente nacional do PT, José Guimarães.

ENTENDA A NOTÍCIA

O Programa Cidades Sustentáveis oferece aos candidatos às eleições municipais uma agenda completa de sustentabilidade urbana associada a indicadores e casos exemplares, como referências a serem seguidas pelos gestores públicos.

CARTA COMPROMISSO

1. Assumo o compromisso com a Plataforma Cidade Sustentáveis.

2. Concordo em produzir um documento de Diagnóstico da Situação Atual que contenha, no mínimo, os indicadores básicos da Plataforma Cidades Sustentáveis e que sirva de referência para o estabelecimento de um Plano de Metas, contemplando os 12 eixos da Plataforma, para os quatro anos da gestão. O Diagnóstico e o Plano de Metas serão apresentados em até 90 dias após a data da nossa posse. Uma revisão do Plano de Metas poderá ser feita no final do primeiro ano da gestão e deverá ser acompanhada de notas explicativas.

3. Concordo em atualizar e divulgar, no mínimo, os indicadores básicos da Plataforma no final de cada ano da gestão.

4. Concordo em publicar e divulgar um relatório de prestação de contas que contenha, no mínimo, os indicadores básicos da Plataforma e um primeiro balanço do Plano de Metas em andamento. As informações serão apresentadas em Audiência Pública, no final do segundo ano da gestão.

5. Concordo em publicar e divulgar, no mínimo, os indicadores básicos da Plataforma e o balanço do Plano de Metas da gestão, assim como apresentá-los em Audiência Pública, em até cinco meses antes do final do mandato.

São Paulo, 13 de dezembro de 2011

Comissão Executiva Nacional do PT

BASES DO PROGRAMA DE GOVERNO

O arquiteto Odilo Almeida fez a apresentação das bases para o plano de governo para Russas, que pauta-se nos 12 pontos seguintes: 

O Partido dos Trabalhadores, através de seu Diretório Municipal de Russas, vem apresentar à população as bases do Plano de Governo, que será elaborado durante o primeiro semestre de 2012 e divulgado nas eleições de outubro. 

Desenvolvido a partir dos estudos e debates entre os cidadãos russanos, durante o segundo semestre de 2.011, esse documento tem suas diretrizes fundamentadas, principalmente, no programa e nas resoluções do PT, que recomendam a adoção do “Programa Cidades Sustentáveis” e no “Plano Diretor Participativo de Russas”.

Tratam-se de diretrizes a serem seguidas e compromissos a serem assumidos durante a elaboração do Plano de Governo: 

1. Governança: Fortalecer os processos de decisão com a promoção dos instrumentos da democracia participativa; 

2. Bens Naturais Comuns: Assumir plenamente as responsabilidades para proteger, preservar e assegurar o acesso equilibrado aos bens naturais comuns. Municipalizar a gestão ambiental para impactos ambientais locais; 

3. Equidade, Justiça Social e Cultura de Paz: Combater a miséria, a desigualdade, a discriminação e a violência, promovendo comunidades inclusivas e solidárias; 

4. Gestão Local Para a Sustentabilidade: Implementar uma gestão eficiente que envolva as etapas de planejamento, execução e avaliação, com transparência, compromisso, valorização e capacitação do servidor público. Realizar uma gestão integrada e eficiente para a sustentabilidade, atentando para os cuidados nas intervenções públicas sobre o meio ambiente urbano e rural; 

5. Planejamento e desenho urbano: Reconhecer o papel estratégico do planejamento e do desenho urbano na abordagem das questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e da saúde. Promover um desenvolvimento urbano ordenado, com oferta de moradia, saneamento, mobilidade, cultura e lazer para todos. 

6. Cultura Para a Sustentabilidade: Desenvolver políticas culturais que respeitem e valorizem a diversidade cultural, a defesa do patrimônio natural, a preservação da memória e a transmissão das heranças naturais, culturais e artísticas. Incentivar uma visão aberta de cultura, em que os valores estejam baseadas no respeito e valorização da pessoa humana, no diálogo e na participação social; 

7. Educação Para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida: Integrar na educação formal e não formal valores e habilidades para um modo de vida sustentável e saudável. Implantar a educação em tempo integral em toda a rede de ensino municipal. Acompanhar, apoiar e viabilizar a implantação do Campus da UFC em Russas; 

8. Economia Local Dinâmica, Criativa e Sustentável: Apoiar e criar as condições para uma economia local dinâmica e criativa, que garanta o acesso ao emprego sem prejudicar o ambiente. Estimular e apoiar o empreendedorismo, a micro e pequena empresa e os empreendedores individuais em todos os setores da economia; 

9. Consumo Responsável e Opções de Estilo de Vida: Adotar e proporcionar o uso responsável e eficiente dos recursos e incentivar um padrão de produção e consumo sustentáveis. Eliminar o “lixão” e promover a instalação de aterro sanitário através de consórcio entre os municípios da região. Promover a coleta seletiva do lixo. Reduzir, reciclar e reutilizar os resíduos sólidos, diminuindo a sua produção.  

10. Melhor Mobilidade, Menos Tráfego: Promover a mobilidade sustentável, reconhecendo a interdependência entre os transportes, a saúde, o ambiente e o direito à cidade. Diminuir o volume de tráfego de veículos motorizados com a oferta de transporte coletivo e o estímulo ao uso da bicicleta, com a construção de uma rede de ciclovias; 

11. Ação Local Para a Saúde: Proteger e promover a saúde e o bem-estar da população, privilegiando a saúde preventiva e a ampliação e melhoria da qualidade do Programa da Saúde da Família (PSF) e Postos de Saúde. Prevenir e combater o consumo do “crack” e apoiar a recuperação de viciados. 

12. Do Local Para o Global: Assumir as responsabilidades globais pela paz, justiça, equidade, desenvolvimento sustentável, proteção ao clima e à biodiversidade. 

Com base nesses princípios, o Plano de Governo irá detalhar, com a participação da sociedade, as estratégias e ações para uma gestão participativa, moderna, eficiente e sustentável. 

Russas- CE, 28 de Janeiro de 2012. 

Partido dos Trabalhadores

Diretório Municipal de Russas

Nenhum comentário:

Postar um comentário