THI ARCANJO
Dirigente petista aproveitou para destacar qualidades dos prefeituráveis petistas |
Para o presidente da executiva municipal do PT, Raimundo Ângelo, as declarações do governador e presidente estadual do PSB, Cid Gomes, sobre manter a aliança com o PT e não querer candidatura própria em seu partido, mesmo que estabeleça critérios para apoiar um candidato petista, “é perfeitamente correta”. Segundo Ângelo, o interesse do governador expressa também o desejo do PT.
“As condições que ele (governador) coloca indicam alguém com condições políticas de governar a cidade. Isso é perfeitamente correto. Seria alguém com condições de unificar os partidos que compoem a base aliada”, compreende Ângelo. Durante entrevista exclusiva ao programa Studio News, na TV O POVO, na noite de terça-feira, Cid Gomes afirmou que manterá a aliança com o PT e que o PSB não terá candidatura própria, no que depender dele.
No entanto, ele deixou claro que exigirá alguns critérios para a definição do candidato que desejar seu apoio. Um deles é que o nome tenha potencial para fazer a mais ampla aliança partidária possível. O outro critério é que no momento da campanha, seja um nome que inspire na população confiança.
Os cinco nomes da lista de “prefeituráveis” divulgada na última segunda-feira pelo partido, segundo Raimundo Ângelo, têm plenas condições de atender aos critérios citados pelo governador. “São nomes que têm representatividade do ponto de vista político.
A lista inclui o presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena, o deputado federal Artur Bruno, o secretário estadual das Cidades Camilo Santana, o secretário municipal da Educação Elmano de Freitas e o vereador Guilherme Sampaio, líder da prefeita Luizianne Lins na Câmara Municipal. Há chances de José Pimentel também ser incluído.
Maturidade Política
Segundo Ângelo, Cid Gomes mantém o discurso que vem adotando desde que se começou a falar sobre as eleições municipais de 2012, defendendo a manutenção da aliança.
“A fala do governador demonstra bastante maturidade política. Temos uma aliança nacional, onde governamos com a Dilma, e temos aliança aqui no Estado. O PT tem a liderança do Governo na Assembleia Legislativa, o PT tem secretarias importantes no Governo. A fala do governador deixa clara a sua vontade política”, argumenta Ângelo.
Como
ENTENDA A NOTÍCIA
Ao mesmo tempo em que aprova as declarações de Cid Gomes, o presidente municipal do PT defende que o partido tem seus mecanismos democráticos para escolher seu candidato. Só em seguida, o partido dialogará com a base aliada.
Lucinthya Gomes lucinthya@opovo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário