quarta-feira, 23 de maio de 2012

Lula entra em cena

RICARDO STUCKERT/INSTITUTO LULA
Lula e Cid conversaram sozinhos em uma das salas do Instituto Lula, em São Paulo
 
Enquanto PT e PSB de Fortaleza não se entendem sobre a sucessão da prefeita Luizianne Lins (PT), a cúpula nacional petista tem sido cada vez mais acionada a intervir nas negociações. Ontem, um dos principais personagens da aliança, o governador Cid Gomes (PSB), procurou o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para tratar das eleições na Capital. Petistas em Fortaleza negaram ter se incomodado com o gesto, mas reiteraram que não aceitarão interferência externa na decisão sobre quem disputará a vaga de Luizianne.

Cid e Lula se encontraram em São Paulo por cerca de uma hora, a portas fechadas. A expectativa é que o presidente de honra do PT puxe a prefeita Luizianne pelo braço, nos próximos dias, para ponderar sobre os acertos da aliança. Nenhum dos políticos ouvidos pelo O POVO, no entanto, arriscou palpites sobre qual será a abordagem do ex-chefe do Executivo federal.

Questionado se o PT de Fortaleza teria se incomodado com o gesto de Cid – que, embora tenha ido ao encontro de Lula, ainda não contatou a prefeita Luizianne para tratar da sucessão – o presidente municipal da sigla, Raimundo Ângelo, descartou mal estar. “Nós vimos com naturalidade. Não haverá nenhum tipo de imposição, nem de intervenção. A decisão sobre o candidato do PT é local”, afirmou.

Apesar disso, O POVO apurou que mais um personagem da cúpula nacional do PT será chamado a intermediar o acordo com o PSB. A presença do presidente nacional do partido, Rui Falcão, é esperada ainda nesta semana em Fortaleza.

Ele também deverá retornar à Capital no próximo 3 de junho, data do encontro municipal do PT, no qual os 300 delegados da sigla decidirão o candidato. Cerca de 70% dos delegados apoiam o secretário municipal de Educação, Elmano de Freitas.
Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

A negociação para a manutenção da aliança entre PT e PSB em Fortaleza passa por Cid Gomes. Ele não se mostra convencido da opção da maioria do PT de lançar Elmano Freitas para a disputa e tenta vias de negociação.
SERVIÇO
Saiba mais sobre o Instituto Lula e veja outras fotos do encontro entre ele e Cid Gomes
Onde: www.icidadania.org.br
Fone: (11) 2065-7022
Hébely Rebouçashebely@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário