segunda-feira, 7 de maio de 2012

Chapa de Luizianne é vencedora

Clique para Ampliar
Artur Bruno, Professor Pinheiro e José Guimarães, três líderes de chapas para eleição de delegados não alinhados com a prefeita Luizianne Lins, reunidos na sede do partido, no horário da votação de ontem pela manhã
FOTO: JOSÉ LEOMAR
 
Antes mesmo de finda a apuração já estava confirmada a eleição da maioria dos delegados ligados a Luizianne
A chapa apresentada pela prefeita Luizianne Lins, apoiada pelo senador José Pimentel, deputado federal José Airton, o vereador Guilherme Sampaio, defensora da indicação do nome do secretário de Educação de Fortaleza, Elmano de Freitas para ser o candidato do PT à Prefeitura da Capital cearense elegeu o maior número de delegados para o encontro municipal.

Os 300 delegados eleitos ontem, no próximo dia 20 terão a incumbência de aprovar o nome do candidato a prefeito. O interesse dos que não concordam com o nome de Elmano é adiar o encontro do dia 20, para evitar o fato consumado e abrir caminho para a escolha de um outro nome e a consequente manutenção da aliança com o PSB e o PMDB. A direção nacional do partido pode mudar essa data.
O número de votantes, ontem, frustrou as expectativas de algumas lideranças petistas. Apenas um número aproximado de 3.700 filiados compareceu para votar de um total apto de 11 mil. A mobilização feita anteriormente, em razão da disputa dos vários grupos petistas sinalizava para o grupo da prefeita que aproximadamente 8 mil filiados comparecessem.

Além da chapa liderada por Luizianne, quatro outras foram apresentadas. Uma liderada pelo deputado federal José Guimarães, outra pelo deputado federal Artur Bruno, a terceira pelo deputado estadual Professor Pinheiro e a última assinada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Acrísio Sena.

Duas das cinco chapas não tinham indicação de nomes de candidatos, as do Professor Pinheiro e a do vereador Acrísio Sena que até bem pouco aparecia como pré-candidato, mas, recentemente fez um ato público para desistir da postulação e anunciar apoio ao candidato Elmano de Freitas. As outra três chapas tinham como candidatos a de Luizianne Elmano, a de Guimarães, Camilo Santana, e a de Aurtur Bruno, ele próprio.

Apuração
Encerrado o processo de votação às 17 horas, imediatamente foi iniciada a contagem dos votos. Pouco antes das 21 horas foi a apuração suspensa para o jantar dos escrutinadores e só perto das 22 horas os trabalhos foram recomeçados.

Ao fecharmos esta página de política, com 75% das urnas apuradas a chapa de Luizianne contabilizava 67% dos votos, ficando em segundo a de José Guimarães com aproximadamente 13%, seguida pela do Pinheiro, próxima dos 10%, a do deputado Bruno com 6 e a do Acrísio Sena com 3%. Antes de encerrada a apuração a expectativa do pessoal ligado à prefeita Luizianne Lins era a de que a chapa dela teria entre 70% e 80% dos votos.

Represente
Os pré-candidatos Artur Bruno e Camilo Santana, acreditam que seus nomes ainda possam se viabilizar. A dupla, que disputa com Elmano de Freitas, espera que, independente, do resultado da votação ocorrida ontem, o nome petista à sucessão municipal represente tanto a unidade partidária quanto a manutenção da aliança.

Para Camilo Santana, o nome escolhido pela agremiação tem que, não somente representar a unidade partidária, mas também a garantia de aliança com PSB, PMDB e até PCdoB. O secretário de Cidades também lamentou o número de filiados partidários que compareceram às urnas, que segundo a assessoria de imprensa do PT, chegou a pouco mais de 3.700. Bruno afirmou que até o próximo 20 de maio muita discussão interna ainda irá acontecer para a viabilidade de um nome que contemple a aliança e a unidade partidária.
Todos os líderes na boca de urna
A sede do diretório regional, na Avenida da Universidade, onde funcionaram duas mesas receptoras de votos dos filiados da terceira zona, foi o principal ponto de concentração dos candidatos e lideranças da legenda. Os quatro pretensos candidato estiveram por lá, assim como o senador José Pimentel, deputados federais, estaduais, vereadores e secretários municipais.

O Partido dos Trabalhadores conta com mais de 20.000 eleitores filiados na Capital, mas nem todos estavam aptos a votar porque pelas normas da agremiação só poderiam votar quem está filiado há pelo menos um ano e quem estivesse em dia com as contribuições partidárias até 21 de abril, explicou Simone Holanda, secretária de articulação do PT. Elmano de Freitas, um dos pré-candidatos, não votou por não ter tempo de filiação. Ao todo, pouco mais de 11.000 filiados estavam aptos a votar.

As mesas receptoras de votos foram instaladas em diversos pontos da cidade, sendo uma em cada zona eleitoral de Fortaleza, no total de treze. Aos eleitores foram apresentadas cinco chapas: Chapa 1 - Unidade para Avançar o Projeto Democrático Popular; Chapa 2 - Participação, Democracia e Unidade; Chapa 3 - Construindo a Unidade pra Vencer; Chapa 4 - Militância Socialista e; Chapa 5 - Fortalecer a Democracia para Corrigir Rumos.

A chapa 1 contava com o apoio de várias lideranças de diferentes correntes como Luizianne Lins, José Pimentel, José Airton Cirilo e Ilário Marques, entre outras. A Chapa 2 tinha como principal liderança o deputado federal Artur Bruno; na Chapa 3 o articulador era o deputado federal José Guimarães; a Chapa 4 foi liderada pelo presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena, e a Chapa 5 contou com o apoio do deputado estadual e secretário de Cultura, Professor Pinheiro.

Unidade
Todos os pré-candidatos, exceção de Elmano, o único que evitou falar, antes do fim da apuração e a prefeita Luizianne Lins, ressaltaram a importância de ser mantida a aliança com o PSB e os demais partidos que estão aliados desde o pleito de estadual de 2006 e a unidade da agremiação em apoio ao nome que venha a ser apontado pelos delegados, no dia 20. Luizianne, no entanto, diz que com ou sem aliança o PT terá o seu candidato.

O deputado federal José Nobre Guimarães, da coordenação do PT nacional para as eleições no Nordeste, defende a aliança do PT com todos os partidos que apoiam o Governo Dilma Rousseff e diz que não dá para o seu partido ir para o "tudo ou nada". Por isso, defende a aliança com o PSB e demais aliados. Se não for possível definir nomes até o dia 20 o encontro pode delegar poderes ao diretório municipal.

Ele acredita que um processo como esse será definido somente no fim de junho porque muita coisa ainda tem que ser feita até lá. Mas Fortaleza e Recife são duas eleições importantes para o partido e devem ser avaliadas dentro de um plano nacional. Ele está confiante na aliança e , lembra as dificuldades de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário