segunda-feira, 26 de março de 2012

Segundo especialistas, a forte identificação das classes populares com o ex-presidente da República ajuda a explicar o fenômeno em que ele se transformou.

David Fleischer compara Lula a Juscelino Kubitschek quando o assunto é poder de articulação política
Do ponto de vista científico, ele reúne quase todas as características de um líder carismático, segundo o cientista político e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Francisco Moreira.

“A identificação que as classes mais populares têm com Lula dá a ele um capital político muito grande. Ele tem uma ligação muito forte com o eleitorado”, explica o professor.
Para ele, o fato de o ex-presidente não ser uma político “com características comuns à maioria dos políticos brasileiros e falar direto com o povo” é que faz de Lula uma personalidade cuja relação com o povo ultrapassa os limites da racionalidade. “Se você for procurar explicações racionais, você não vai encontrar”, emenda.

Na visão do cientista político da Universidade de Brasília (UnB), David Fleischer, que compara Lula a Kubitschek devido ao poder semelhante de articulação política entre eles depois de deixarem o Palácio do Planalto, Lula “teve muitos contatos e sabe como funciona bem as políticas em cada Estado”.

E isso o credencia para trabalhar “tão bem” nos bastidores dos processos eleitorais pelo País, diferentemente dos últimos ex-presidentes brasileiros, como Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Itamar Franco, que, para Fleischer, não tiveram a mesma força que o petista.

Figura mítica

O cientista político Valmir Lopes acredita que a presença de Lula é “significativa”, porém minimiza o poder que “exageradamente” imputam à imagem Lula. “Tenho uma certa pendenga em relação a forma como construíram a figura quase que mítica dele”, pondera.

Para ele, Lula tem uma característica “inusitada”, que é a de juntar o discurso populista de esquerda com uma aliança “muito conservadora, clientelista”.

(Ranne Almeida, ranne@opovo.com.br) - Jornal O Povo



Nenhum comentário:

Postar um comentário