sábado, 24 de março de 2012

Petistas acertam discurso de unidade


Clique para Ampliar
Prefeita Luizianne Lins reunida com os cinco petistas que querem ser o candidato do partido à Prefeitura de Fortaleza. Do encontro, ficou acertado que eles voltarão a se reunir na próxima sexta-feira, em busca do consenso
FOTO: ALEX COSTA
Depois da conversa de ontem, da prefeita com pretensos candidatos, ficou acertado que maio é o limite do partido
Na tentativa de evitar as disputas internas e para não fragilizar o partido, o PT descartou, ontem, a realização de prévias para a escolha do candidato à Prefeitura de Fortaleza. Eles acertaram um discurso único sobre o resultado do encontro. Alguns dos pretensos candidatos pediram pressa na negociação entre a prefeita Luizianne Lins e o governador Cid Gomes (PSB) para definição da aliança deles com outras siglas.
Na reunião que durou mais de três horas, a presidente estadual da agremiação, Luizianne Lins, falou do seu encontro com o senador Eunício Oliveira, presidente estadual do PMDB, na última semana, em Brasília, e disse estar esperando um chamado do governador Cid Gomes para tratar da sua sucessão. Ela também disse da decisão do PCdoB de sair da administração municipal, em razão da candidatura do senador Inácio Arruda.

Receio
No próximo dia 30, o mesmo grupo volta a se reunir na busca do consenso para a escolha do candidato. Eles acertaram que até o início do mês de maio terão que estar acertados. O receio de o PT é o risco da sigla realizar prévias, escolher um nome e não formalizar a aliança com Cid Gomes (PSB). Isso porque, uma das discussões mais concretas entre as lideranças, nos últimos meses, - sem falar em nomes - é a de que, caso o PT saia sozinho, o nome seja o do senador José Pimentel, não integrante da atual lista de pretensos candidatos.

Porém, se a aliança com o governador for concretizada, a escolha será outra. Então, por enquanto, embora alguns já saibam que não devem ser indicados, a orientação é de não haver desistência até o fim do mês, embora esta seja uma data limite, no calendário do partido, para definição sobre prévias.

Agora, os principais dirigentes do PT darão início, na próxima semana, a encontros com representantes de todas as agremiações da base aliada, e com lideranças das correntes petistas, para debaterem a lista dos cinco pré-candidatos. A legenda ainda não sabe com quem será a primeira reunião.

Após o encontro de ontem, o presidente municipal do PT, Raimundo Ângelo, ainda avisou que no próximo dia 30 de março o Diretório Municipal do partido fará uma reunião para construir o restante da agenda de conversas sobre o pleito, mas anunciou que no dia 29 de abril haverá eleição de delegados da legenda. Somente depois disso é que a agremiação poderá fazer um encontro para escolher, caso não haja um consenso entre os pré-candidatos, quem será o nome petista para disputar a eleição.

Maio
No dia 30 de março, antes da reunião do Diretório, Luizianne Lins deverá se reunir novamente com os pré-candidatos para tratar do processo eleitoral e apresentar aos colegas petistas uma lista de obras realizadas durante os dois mandatos da Prefeitura. É uma espécie de treinamento para a defesa do partido durante a campanha eleitoral deste ano. Maio é o prazo máximo para o PT anunciar o candidato, segundo garantiu um deles.

Luizianne Lins não falou com a imprensa após o encontro de ontem, e os anúncios relacionados à conversa ficou por conta dos cinco pré-candidatos. O discurso pareceu até ensaiado e o tom de animação também foi unânime entre os petistas que continuam na disputa pelo posto de candidato a prefeito: Acrísio Sena, Artur Bruno, Camilo Santana, Elmano de Freitas e Guilherme Sampaio.

"Estou contemplado com as declarações dos meus colegas pré-candidatos, para vocês terem uma dimensão e uma ideia do grau de unidade da reunião", declarou o vereador Guilherme Sampaio depois de ouvir alguns de seus colegas falarem praticamente a mesma coisa sobre o resultado do encontro de ontem a tarde.

Discursos
Nos discursos após o encontro, os candidatos destacaram que as principais decisões da reunião foi a atuação em busca de consenso, sem a necessidade de prévias; a manutenção da aliança com o partido do governador Cid Gomes, PSB e a condução do processo eleitoral na Capital encabeçada pela prefeita Luizianne Lins. "O debate evoluiu para essas quatro teses. Há um clima de muita tranquilidade", disse o presidente da Câmara Municipal, vereador Acrísio Sena.

Questionados sobre a orientação de Luizianne Lins para a não realização de prévias, os cinco pré-candidatos garantiram que a ideia foi uma decisão coletiva. "A conversa que tivemos foi de haver uma disposição de todos os cinco (pré-candidatos) de construirmos unidade e decidimos que nenhum dos cinco fará pré-inscrição pra prévias", adiantou Elmano de Freitas durante entrevista.

Já o deputado federal Artur Bruno, que chegou a defender a realização de prévias, disse, ontem, que o momento político no qual está inserida a disputa revela a possibilidade de haver a indicação de um "candidato consensual". O secretário estadual de Cidades, Camilo Santana ressaltou o mesmo e, questionado se a demora não atrapalha a conversa com os demais partidos da aliança, ele disse que a conversa ainda está em pauta e que Luizianne vai procurar as legendas governistas a partir de agora.

No encontro, realizado a portas fechadas, além das orientações da prefeita Luizianne Lins sobre o processo eleitoral, cada um dos pré-candidatos teve um longo tempo para dar a sua opinião sobre a condução da campanha e abordar critérios sobre a aliança a ser construída.

Visita
Antes de entrar na reunião, Luizianne Lins falou rapidamente com a imprensa e manteve o discurso de unidade já reafirmado por ela há vários meses. Ao final do encontro, realizado no Hotel Sonata, havia o compromisso de Luizianne visitar as obras da Beira Mar acompanhada dos cinco pré-candidatos. No entanto, como a reunião se estendeu, o passeio pela orla foi cancelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário