segunda-feira, 26 de março de 2012

Influência de Lula deverá render resultados também em Fortaleza

A meta dos petistas é garantir vitória na sucessão da prefeita Luizianne Lins. Para isso, deverão contar com uma ajuda de peso: o ex-presidente Lula, que nas eleições de 2006 obteve 83% dos votos válidos ena capital cearense.


Luizianne deverá contar com a ajuda de Lula para eleger seu sucessor
Ele acrescentou, ainda, que isso explicita “a força que a personalidade política, física e de gestor de Lula tem sobre o imaginário popular”, em especial no Ceará.
Apesar de fontes internas do PT confirmarem que Lula poderá interferir nas eleições de 2012 em Fortaleza, Luizianne, por sua vez, já rechaçou a possibilidade de intervenção nacional no processo de escolha do candidato petista na Capital. O próprio presidente nacional da sigla, Rui Falcão, confirmou que não haverá intervenção e que a prefeita “vem conduzindo muito bem” as negociações.


Ainda assim, Lula poderá colaborar com a campanha do candidato escolhido, inclusive, com presença no palanque do prefeiturável petista em Fortaleza.
“Impacto relativo”


De acordo com o cientista político e professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Valmir Lopes, a participação de Lula durante a campanha na capital cearense tem “um impacto relativo”.
Ele explica que a cidade de Fortaleza possuiu “uma população mais dependente” de políticas públicas voltadas para camadas mais populares, “encarnadas pela pessoa do ex-presidente”, o que, segundo o professor, poderá influenciar no processo eleitoral.
Aliado a isso, para ele, a oposição ao governo petista na Capital é muito “frágil” e não consegue construir um contra-discurso. “Ou seja, um discurso de oposição que desconstrua o discurso do PT”, esclarece, acrescentando que os petistas são eficientes na propaganda que “fazem na pessoa de Lula”.
Mesmo salientando a importância do ex-presidente nesse processo, o professor aposta que “ao que tudo indica” a liderança da prefeita Luizianne Lins é quem comandará, de fato, a sucessão municipal na Capital.
(Ranne Almeida - ranne@opovo.com.br) - Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário