terça-feira, 27 de março de 2012

Lula será arma petista para consolidar candidaturas

RICARDO STUCKERT/INSTITUTO LULA
Lula será o principal cabo eleitoral de Fernando Haddad para tirar das mãos da oposição a cidade mais importante do País: São Paulo
Com articulação visivelmente mais concentrada na cidade de São Paulo, a maior prefeitura do Brasil, é dado como certo que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cairá em campo para tentar definir as eleições municipais de 2012 nas principais capitais do País.
Apesar de uma pneumonia ter atrapalhado os planos do ex-presidente de voltar às atividades no Instituto Lula em meados de março,- depois do término do tratamento contra um câncer de laringe - o petista manteve encontros, durante o período em que esteve internado no Hospital Sírio Libanês, com correligionários e com lideranças políticas importantes para a composição de alianças Brasil afora.
Hoje, por exemplo, receberá em seu apartamento, em São Bernardo do Campo, o presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), cuja sinalização deverá ser decisiva no apoio do partido ao afilhado político de Lula em São Paulo, Fernando Haddad (PT).
Desde o final do ano passado, o ex-presidente articulava a candidatura de Haddad, em detrimento de Marta Suplicy, derrotada nas eleições de 2008 por Gilberto Kassab (ex-DEM, atual PSD).
Além do PSB, Lula quer trazer o PR e o PDT para a aliança em torno do nome de Haddad na Capital paulista. Para tanto, o ex-presidente trabalha intensamente nos bastidores para tentar contornar a crise existente entre a base aliada e o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) no Congresso Nacional.

Força pelo Brasil
O município de São Paulo, no entanto, não será o único a vivenciar, estrategicamente, a influência do ex-presidente em 2012. Constam na lista das prioridades políticas do PT nestas eleições as cidades de Fortaleza, Porto Alegre, Salvador, Campo Grande e Vitória.
Em conversa com Haddad na manhã da última sexta-feira, Lula teria falado sobre o quadro político nacional para estabelecer uma linha comum de ação em relação às eleições municipais. O ex-presidente, segundo Haddad, não definiu uma data para voltar de vez às articulações políticas, mas garantiu que, em breve, estará “atuando nas campanhas petistas de todo o País”.
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, que viajou em 2011 pelas 27 capitais brasileiras a fim de fazer um diagnóstico político dos municípios, também já declarou que a sigla vai contar com seu maior “cabo eleitoral” e estrela do PT para encarar o desafio das eleições de 2012. (Ranne Almeidaranne@opovo.com.br)

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
A última pesquisa Datafolha, com cenários para a disputa em São Paulo, mostrou que 48% dos eleitores estariam dispostos a votar no indicado por Lula. Lideranças do PT vão tentar explorar a força eleitoral do ex-presidente
em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário