sexta-feira, 15 de junho de 2012

PT prega diálogo, mas promete responder às críticas

GABRIEL GONÇALVES
Elmano promoveu almoço para discutir seu programa de governo
Após reunião do PT com partidos aliados na manhã de ontem, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Acrísio Sena (PT), disse que seu partido reagirá a possíveis críticas durante a campanha eleitoral. Questionado sobre a postura dos petistas em relação ao ex-aliado PSB, o vereador disse que “não está mais na ordem do dia o PT calar diante das críticas” que vêm sendo feitas contra o partido e a prefeita Luizianne Lins (PT).

De acordo com o vereador, o PT algumas vezes deixou de rebater certas críticas por “respeito aos aliados”. “Se somos tratados como aliados, todos serão tratados como aliados. Se somos tratados como adversários, temos de respeitar essa condição”, argumentou, classificando como injustas a maioria das críticas que o partido e a prefeita têm recebido.

Porém, Acrísio frisou que o tom da campanha petista será de proposição e diálogo com a população e não de críticas aos demais candidatos. O pré-candidato do PT à Prefeitura, Elmano de Freitas, participou da reunião e, sobre a campanha, disse: “Meu foco são as propostas. Não vou fazer críticas ou discussão pessoal”.

O presidente municipal do partido, Raimundo Ângelo, reitera: “Não vamos fazer campanha atacando ninguém”. Tal postura se justifica, ao menos em parte, pelo cuidado em relação ao prolongamento do processo eleitoral, já que alguns partidos adversários no início da campanha são potenciais aliados em eventual segundo turno.

“Em uma eleição de dois turnos a gente precisa ter cuidado político”, diz Ângelo. Para o dirigente petista, partidos aliados nacionalmente que, “por questão local, estão com outra tática eleitoral”, tendem a se realinhar posteriormente.

Alianças
Na reunião de ontem, estiveram presentes, além dos petistas, representantes do PV, PTN, PTdoB, PSC e o setor governista do PTC. “Com esses já estamos fechados”, disse Raimundo Ângelo. Ele afirmou ainda que as conversas com o PR estão “caminhando bem” e que há também uma negociação com o PRB.
Sobre a escolha do candidato a vice-prefeito, Elmano disse: “Estamos pensando no perfil desse vice”. A definição deve sair apenas na última semana antes da convenção do dia 30 de junho.

Acrísio reforçou que o PT ainda conversa com vários partidos. O vereador acredita que há possibilidades de o PCdoB, que tem Inácio Arruda como pré-candidato, ser um aliado já no primeiro turno. “Estamos vendo um esvaziamento da candidatura do Inácio Arruda, com a possível saída do PP. E o PCdoB é um aliado histórico nosso”. Porém, ele ponderou que é preciso respeitar a autonomia e a decisão que o PCdoB tiver.
Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Membros do PSB, principalmente Ivo e Ciro Gomes, irmãos do governador, têm feito críticas frequentes à gestão Luizianne. Com o fim da aliança entre PT e PSB, os petistas prometem postura mais dura frente às críticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário