terça-feira, 29 de novembro de 2011

PT volta à Prefeitura de Icapuí após sete anos

Clique para Ampliar
Juiza eleitoral Samea de Freitas empossa o novo prefeito eleito de Icapuí, Jerônimo Reis
DIVULGAÇÃO
A indefinição política no Município de Icapuí tem fim com a posse do prefeito Jerônimo Reis, e vice Vicente de Paula
Icapuí. O novo prefeito de Icapui, Jerônimo Reis, do Partido dos Trabalhadores (PT), tomou posse ontem em uma cerimônia bastante festejada. Após sete anos fora do poder e seguida da cassação do prefeito reeleito José Edilson, o partido terá a missão de reestruturar a cidade onde o serviço público tem enfrentado crise há alguns anos. Participaram da cerimônia de posse a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, também presidente estadual do PT, os deputados petistas Antônio Carlos, Lula Morais e Dedé Teixeira. Como os novos prefeito e vice eram vereadores, outros dois também tomaram posse na câmara. Jerônimo Reis e Vicente de Paulo foram diplomados prefeito e vice, respectivamente, em cerimônia na Câmara Municipal de Icapuí. Eles receberam o diploma das mãos da juíza, Samea de Freitas da Silveira, da 8ª Zona Eleitoral de Aracati. Há quase três anos, quem recebia o diploma era José Edilson, que neste ano teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, sob acusação de abuso de poder político e econômico nas eleições do ano de 2008.

Desde então, o Município de Icapuí viveu momento de indecisão. Depois de meses se arrastando na Justiça, a denúncia de uso da máquina administrativa com fins eleitoreiros foi finalmente acatada pela Justiça, depois confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Três políticos candidataram-se para a nova eleição para prefeito. Mas dois tiveram as candidaturas impugnadas, pois filiaram-se aos partidos fora do prazo estabelecido. Um dos impugnados, Lacerda Filho (sobrinho do prefeito cassado) usou como estratégia mudar de candidato para que a coligação não perdesse os votos da urna.

Mesmo assim, o único candidato que permaneceu deferido desde o início foi, também, o que venceu com folga a eleição no dia 13 de novembro - 6.650 dos 10.855 votos válidos.

Jerônimo Reis terá pela frente dois principais desafios: enxugar a folha de pagamentos (que ele próprio acusava de abusiva), "para só pagar quem realmente for trabalhar", e resolver a crise na saúde.

Faltam remédios, equipamentos básicos, tem ambulância sucateada e nem mesmo é possível nascer criança na cidade porque não há mais maternidade. As mulheres grávidas têm que se deslocar para Aracati ou Mossoró, este situado no Rio Grande do Norte.

Interinamente no cargo estava o presidente da Câmara Municipal Manoel Jeová Braga. Jerônimo e Vicente já eram vereadores em Icapuí. Com a mudança na Prefeitura assumiram, respectivamente, os suplentes Eurivan de Paula e Iran Félix.

MAIS INFORMAÇÕES
Prefeitura Municipal de Icapuí - Av. Enoque Carneiro, S/N
Litoral Leste do Estado
(88)3432.1200


Melquíades JúniorRepórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário