sábado, 5 de novembro de 2011

Dirceu poderá ajudar na eleição


Clique para Ampliar
José Dirceu afirmou que o PT conta com a participação do ex-presidente Lula nas definições sobre 2012
TUNO VIEIRA

Ex-ministro veio a Fortaleza lançar um livro e falou com Luizianne Lins e outras lideranças petistas sobre o pleito
Seis anos depois de ter seu mandato cassado ao ser acusado de chefiar o esquema do mensalão, o ex-deputado federal e ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (PT), avisou que estará ativo nas negociações sobre as eleições municipais de 2012 e que, se for preciso, poderá ajudar, inclusive nos processos relacionados a Fortaleza, onde PT e PSB ainda não chegaram a uma definição sobre a manutenção da atual aliança. Entretanto, José Dirceu alertou que, antes de qualquer decisão relacionada ao pleito, o PT precisa estar "unificado" na Capital cearense. "Partido para vencer uma eleição tem que estar unificado, mas eu acredito que tanto em Recife quanto aqui (em Fortaleza) nós vamos unificar o partido", ressaltou.

Com o discurso alinhado ao dos dirigentes petistas do Ceará, Dirceu disse que o natural é o candidato a prefeito ser do PT, apesar do apoio que o partido tem de agremiações que já anunciaram a intenção de lançar postulante ao cargo.

Pesquisas
"O candidato, naturalmente, tende a ser do PT porque o PT governou a cidade duas vezes, tem nome e a prefeita está bem nas pesquisas. Acredito que temos condições de reivindicar o apoio ao PT, discutir, acordar e ganhar apoio dos outros partidos", disse.

O ex-ministro disse acreditar na participação do ex-presidente Lula - recentemente diagnosticado com câncer - nas decisões relacionadas às eleições. José Dirceu afirmou que Lula ficará curado e, logo após o feriado da Semana Santa do próximo ano, o ex-presidente deverá estar à frente das negociações nacionais. "Ele vai continuar como sempre esteve na liderança do PT e do nosso povo".

Desistência
Sem surpresas, Dirceu lançou o ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), como o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, e preferiu não dar muitas declarações sobre a desistência da senadora Marta Suplicy (PT), que vinha prometendo concorrer ao cargo, mas cedeu após pressão da cúpula petista. "O importante não é ela (Marta) ter desistido, o importante é que ela é fundamental para nós vencermos as eleições".

José Dirceu esteve em Fortaleza, quinta-feira, lançando seu livro, Tempos de Planície, com textos publicados na imprensa sobre temas como Política, Economia, Mídia e o Governo Lula. Na ocasião, o ex-ministro foi prestigiado por vereadores, deputados estaduais e federais do PT, como Rachel Marques, Dedé Teixeira, José Guimarães, Acrísio Sena. Lideranças de outras siglas também estiveram no evento, como o senador Inácio Arruda e o deputado Lula Morais, ambos do PCdoB, Lúcio Alcântara (PR) e o deputado Mauro Benevides (PMDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário