terça-feira, 1 de novembro de 2011

Câncer de Lula tem agressividade média

Clique para Ampliar
A presidente Dilma chegou mais cedo a São Paulo e fez uma visita ao seu antecessor que está em tratamento
RICARDO STUCKERT
De acordo com a equipe médica, o petista deve tratar do tumor na laringe até, pelo menos, janeiro de 2012
São Paulo. O câncer que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem na laringe é do tipo mais comum para a região. O resultado de uma biópsia feita no sábado (28) indicou também que a agressividade do tumor é considerada média e seu estágio de desenvolvimento é relativamente inicial.

Essas informações foram repassadas ontem pela equipe médica que acompanha o ex-presidente no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Os médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz e Luiz Paulo Kowalski são os responsáveis pelo tratamento. Kowalski explicou que o tumor do ex-presidente tem aproximadamente três centímetros, está em uma fase de desenvolvimento que os médicos chamam de T2 e ainda não atingiu as cordas vocais do paciente.

Hoff disse, porém, que o tratamento a que o ex-presidente será submetido pode afetar sua voz. "O tratamento pode deixar alguma alteração de voz", afirmou ele. "Dando tudo certo, seria uma alteração mínima e não teria nenhum impacto para nosso paciente". Por causa desse impacto, Lula também deve ter acompanhamento de fonoaudiólogos durante o tratamento do tumor.

Hoff afirmou ainda que as sessões de quimioterapia também devem fazer com que o ex-presidente Lula perca temporariamente o cabelo e a barba. Kalil Filho, que é médico particular de Lula, disse que o ex-presidente já foi informado dos efeitos colaterais das sessões de quimioterapia e demonstrou tranquilidade.

"Ele está bem tranquilo", disse Kalil, em entrevista coletiva concedida pouco depois de Lula chegar ao hospital para iniciar o tratamento. "Ele chegou com excelente humor", completou.

Kowalski disse que o tabagismo e o álcool são as causas mais comuns desse tipo de tumor. Ele informou que, em São Paulo, o câncer na laringe atinge 16 pessoas a cada 100 mil.

Segundo a equipe médica, Lula vai tratar do câncer na laringe até, pelo menos, janeiro. Ele deve passar por três sessões de quimioterapia até o final deste ano e por uma de radioterapia no início de 2012.

Nessas sessões, ele receberá remédios por meio de um cateter implantado em seu peito. Cada sessão vai durar cinco dias. Parte dos medicamentos será dada ao ex-presidente no hospital e outra deve ser injetada no cateter, quando ele estiver em casa. Os resultados do tratamento poderão ser notados em cerca de 40 dias.

Já a radioterapia deve começar cerca de 40 dias após a última sessão de quimioterapia. O tratamento será localizado e feito em uma máquina, no hospital. Por ser um tumor de agressividade média, os médicos descartaram, por hora, uma cirurgia. "Com o tratamento a chance de cura é muito boa".

Visita
A presidente Dilma Rousseff visitou ontem o ex-presidente Luiz, que iniciou tratamento contra um câncer em São Paulo. Após a visita, Dilma afirmou que seu antecessor está de muito bom humor e que conversou sobre temas diversos com o ex-presidente. "Ele está maravilhoso. Ele está excepcional de humor, com aquela alegria dele", afirmou Dilma.

A presidente esteve acompanhada pelos ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República) e Guido Mantega (Fazenda). Leia mais na página 11

REPERCUSSÃO
Solidariedade no Brasil e no exterior
O ex-presidente Fernando Henrique classificou de ´recalque´ a sugestão de que Lula se trate em hospital público
Brasília. Senadores governistas fizeram discursos ontem manifestando apoio ao ex-presidente Lula. Os parlamentares destacaram a disposição que o ex-presidente sempre teve em vencer barreiras da vida política e desejaram pronto restabelecimento.

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) lembrou ações de Lula na Presidência e destacou o empenho na área social. Ex-ministro de Lula, o senador Alfredo Nascimento (PR-AM), que deixou o governo Dilma após denúncias de corrupção, disse que o ex-presidente precisa se recuperar porque tem um papel social importante para o país.

O senador Jorge Viana (PT-AC) lembrou a infância pobre do ex-presidente e disse que tem confiança de que ele vai superar esse desafio.

Já o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso condenou ontem as manifestações de internautas nas redes sociais sugerindo que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fizesse seu tratamento contra o câncer em hospitais públicos. Ele classificou os comentários na internet de "recalque".

Exterior
O ministro das Relações Exteriores do Peru, Rafael Roncagliolo, desejou, em nome do presidente peruano, Ollanta Humalla, a recuperação do ex-presidente.

O presidente do Uruguai, José Mujica, enviou mensagem de solidariedade a Lula. Segundo a agência Ansa, o ex-guerrilheiro deseja pronta recuperação.

Lula também recebeu mensagens de solidariedade de Rafael Correa, presidente do Equador e de Fernando Lugo, presidente do Paraguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário