quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PT enxugará lista para cinco nomes


Cartaxo está entre os 13 nomes da lista original (DÁRIO GABRIEL, EM 16/12/2007)
Cartaxo está entre os 13 nomes da lista original (DÁRIO GABRIEL, EM 16/12/2007)

 
Bruno Cabral
brunocabral@opovo.com.br
No próximo dia 8 de outubro, quando o diretório estadual do PT se reúne, a lista de 13 pré-candidatos do partido à Prefeitura de Fortaleza será oficialmente enxugada para cinco nomes. Os mais cotados para permanecer na disputa são o coordenador de Articulação Política da Prefeitura, Waldemir Catanho, o deputado estadual Artur Bruno, o presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena, o secretário das Cidades, Camilo Santana, e o vereador Guilherme Sampaio.

No último dia 15, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, reuniu-se, em São Paulo, com a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, presidente estadual do partido, com o deputado federal José Guimarães, vice-presidente nacional do PT, Raimundo Ângelo, presidente municipal, e Joaquim Cartaxo, coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE).

Conforme O POVO informou no último dia 16, ficou acertado que o PT definirá até dezembro o nome do candidato, que será submetido à apreciação dos aliados.

Na ocasião, Falcão reafirmou que Fortaleza, por ser a maior cidade administrada pelo PT no País, é prioridade da direção nacional do partido para as eleições municipais de 2012 e que irá acompanhar a escolha do candidato de perto.

Em julho, quando a lista foi divulgada, O POVO já mostrou que cinco teriam mais reais. Na época, eram apontados como os mais cotados Catanho, Camilo, Acrísio, Bruno e também o senador José Pimentel. Indicado líder do governo Dilma Rousseff (PT) no Congresso Nacional, esse último teria hoje menos possibilidades. No entanto, cresceram as chances de Guilherme. Também se projetou o hoje secretário da Educação da Prefeitura, Elmano de Freitas.

Os outros nomes são Deodato Ramalho, secretário municipal do Meio Ambiente; Antônio Carlos, líder do governo Cid Gomes na Assembleia; Iris Tavares, presidente do Imparh, órgão da Prefeitura; Luiza Perdigão, secretaria do Centro de Fortaleza; Roberto Gomes, presidente da Habitafor, e Cartaxo.

Reunião
Ontem, Cartaxo coordenou reunião do GTE para traçar as estratégias do PT nos municípios do Estado. As prioridades serão os municípios onde o partido disputa reeleição, além das cidades-pólo de Itapipoca, Russas, Morada Nova e Limoeiro do Norte. No dia 1º de outubro o GTE irá realizar um encontro com os presidentes municipais do PT no Ceará.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A lista original de 13 pré-candidatos era artificial desde a origem. A maioria dos nomes jamais teve a menor chance de ser escolhida. Agora, a relação deverá ser adequada à realidade.

SERVIÇO

Reunião do diretório estadual do PT
Após o encontro, deverá ser divulgada a nova lista de pré-candidatos a prefeito
Quando: 8 de outubro
Local: a definir

Nenhum comentário:

Postar um comentário