terça-feira, 13 de setembro de 2011

História do PT: A transformação de um partido

Livro aborda a força do mito Lula e os conflitos da chegada de Dilma à Presidência  (JOSÉ CRUZ/ABR)
Livro aborda a força do mito Lula e os conflitos da chegada de Dilma à Presidência (JOSÉ CRUZ/ABR)
Um partido que, em sua fase “heroica”, avançava impelido pelos sonhos da militância e agora se move pela rotina dos funcionários. Que convive com uma presença “opressiva” do grande líder e é controlado por “uma geração política que envelhece sem novas lideranças”. Cuja força eleitoral, “como a estrela que a simboliza”, é apenas “o brilho de uma realidade que já desapareceu”. É do PT que se fala - e a voz é de um antigo militante, o hoje historiador da USP Lincoln Secco.

Ele acaba de lançar o primeiro livro - excetuados os documentos oficiais - sobre os 31 anos de vida do partido. História do PT (pela Ateliê Editora) chega num momento conturbado do partido - o início do seu terceiro mandato na Presidência entremeado de escândalos, queda de ministros e seguidos desentendimentos entre legenda, aliados e a presidente Dilma Rousseff.

A confusão é pedagógica. “Não faria sentido escrever essa história antes de o PT passar pelo teste do poder”, diz o autor. “Só recentemente ficou possível contar como surgiu e evoluiu a militância, depois o período de refluxo do sindicalismo e por fim o modo como ele se sai no exercício do poder”.

Não chega a ser uma catilinária indignada contra os malfeitos petistas, mas é um relato bem diferente do que os dirigentes gostariam que a militância lesse. Embora não personalize os episódios - o que enfraquece o poder da narrativa - Secco expõe conflitos, decepções, o abandono da bandeira da ética.

Como destacou, dois terços dos atuais filiados entraram no PT nos últimos 10 anos, quando o partido praticamente já era poder.
Um tema recorrente, além do vaivém das disputas entre tendências internas, é a fluida relação entre Lula e o PT. “Procuro mostrar que o lulismo nunca se separa do petismo. As políticas sociais do líder são as consagradas pelo partido. Mas o lulismo não é só invenção do líder, é também uma construção da base eleitoral que o apoia. E essa base, nascida de seus programas sociais, quer ordem, não quer radicalismo. Ela tem demandas próprias, mas não quer conflitos com a classe dominante. O sucesso de Lula é ter entendido isso e atuado de acordo”. (da Agência Estado) 

SERVIÇO
História do PTAutor: Lincoln Secco
Editora: Ateliê Editorial
Páginas: 320
Preço médio: R$ 30

The Transfor-mation of the Workers’ Party in Brazil, 1989-2009
(A transformação do Partido dos Trabalhadores no Brasil, 1989-2009)
Autora: Wendy Hunter
Editora: Cambridge University Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário