sábado, 17 de setembro de 2011

Presidente do PT quer candidato escolhido até dezembro


Guimarães: negociações em Fortaleza entram na segunda fase (SAULO CRUZ/AGÊNCIA CÂMARA)
Guimarães: negociações em Fortaleza entram na segunda fase
(SAULO CRUZ/AGÊNCIA CÂMARA)


 O presidente nacional do PT, Rui Falcão, pediu que o candidato do partido a prefeito de Fortaleza seja escolhido até dezembro. O nome, a ser definido a partir da lista original de 13 pré-candidatos apresentada em julho, será submetido posteriormente às negociações com forças aliadas.

Rui Falcão reuniu-se, na noite de ontem, em São Paulo, com os comandantes dos dois grupos hegemônicos do partido no Estado - a presidente estadual da sigla e prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, e o deputado federal José Guimarães, vice-presidente nacional do PT. Também estavam presentes o presidente do diretório municipal de Fortaleza, Raimundo Ângelo, e o coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), Joaquim Cartaxo.

Rui informou que acompanhará pessoalmente as articulações eleitorais para a sucessão de Luizianne em Fortaleza. Segundo informou Guimarães, em conversa com O POVO logo após a reunião, o presidente nacional informou que a capital cearense está incluída no grupo das cidades que terá status de prioridade máxima para o PT nacional no próximo ano. Afinal, trata-se da maior cidade administrada pelo PT em todo o Brasil.

A atenção prometida, segundo Guimarães, é similar à que será conferida, por exemplo, a São Paulo. No Nordeste, tal nível de atenção será dado apenas a Salvador (BA) - maior município da região - e Recife (PE) - também governada por um petista, e também envolvida em articulações das mais complicadas.

2º momento
Em julho, quando a direção petista apresentou os 13 pré-candidatos, teve início a primeira fase dos preparativos eleitorais da legenda. Agora, a partir da reunião de ontem, inicia-se o segundo momento. O grupo que se encontrou ontem com Falcão terá conversas individuais com os pré-candidatos que efetivamente se mantêm na disputa.

Guimarães acredita que não haverá dificuldade para fechar o consenso em torno de um dos nomes. “Naturalmente, muitos irão desistir para facilitar o entendimento”, acredita.

Na conversa, Falcão também apontou, segundo Guimarães, a importância da manutenção da aliança com o governador Cid Gomes.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Depois de dois mandatos consecutivos, o PT tentará superar o momento de desgaste da administração municipal e eleger mais uma vez o prefeito da Capital cearense. Mas faltam candidatos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário