segunda-feira, 23 de abril de 2012

PLANO DE DESENVOLVIMENTO: PT debate saúde em Russas

Participantes da reunião do Plano Participativo de Desenvolvimento de Russas
Com a presença de especialistas, lideranças e cidadãos russanos realizou-se no último sábado,(21), a 2ª. Reunião sobre o Plano de Desenvolvimento Participativo para Russas com o tema "Saúde".
Odilo Almeida apresenta resultado de pesquisas na área da saúde de Russas

Na abertura do evento o coordenador do Plano, pré-candidato a prefeito de Russas, arquiteto e urbanista Odilo Almeida, apresentou o resultado das pesquisas realizadas sobre a saúde no município, a evolução ocorrida no setor nos últimos dez anos e as diretrizes a serem seguidas para o Plano de Desenvolvimento da Saúde do município. Essas diretrizes foram formuladas em consonância com o Programa Cidades Sustentáveis, cuja Carta Compromisso foi assinada pelo pré-candidato, em evento com 300 pessoas, realizado em 28 de janeiro, no Auditório Lino Gonçalves da UNECIM, em Russas, sendo inclusive o primeiro do estado a formalizar este compromisso.

Haroldo Pontes fala sobre avanços e desafios da saúde
Haroldo Pontes, Secretário Adjunto de Saúde do Ceará brindou os russanos com uma excelente exposição onde descreveu toda a evolução do Sistema Único de Saúde brasileiro, falou sobre as políticas estaduais para a Saúde e dos investimentos previstos para Russas.
“Nenhum outro partido esta realizando este debate com a sociedade neste momento. Ressalvo apenas Fortaleza que vem realizando algo semelhante, mas não tão abrangente como Russas”. Disse Haroldo Pontes.
Aparecida Estanislau fez uma apresentação sobre as políticas públicas de prevenção ao uso de drogas e apontou uma série de soluções para combater o problema em Russas.
Como conclusão foram apresentadas, discutidas e aprovadas as diretrizes junto com um conjunto de metas/ ações para a melhoria da qualidade da saúde de Russas:
1 Disseminar informações no sentido de melhorar o nível geral dos conhecimentos da população sobre os fatores essenciais para uma vida saudável, muitos dos quais se situam fora do setor restrito da saúde;
2 Promover o planejamento urbano para o desenvolvimento saudável das nossas cidades, garantindo ações integradas para a promoção da saúde pública;
3 Garantir a equidade no acesso à saúde com especial atenção aos pobres, o que requer a elaboração regular de indicadores sobre o progresso na redução das disparidades;
4 Promover estudos de avaliação da saúde pública, a gestão participativa e o controle social sobre o sistema de saúde;
5 Determinar que os urbanistas integrem condicionantes de saúde nas estratégias de planejamento e desenho urbano;
6 Promover a prática de atividades físicas - individuais e coletivas -que busquem enfatizar os valores de uma vida saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário