sexta-feira, 6 de abril de 2012

Lula aumenta sessões de fonoaudiologia

Ronaldinho visita Lula
Lula recebeu por meia hora o ex-jogador Ronaldo Nazário.
Depois dos cinco meses em que se submeteu ao tratamento contra o câncer na laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu fazer mais sessões de fonoaudiologia para recuperar e, principalmente, potencializar sua voz original. O objetivo é fazer com que a voz fique mais clara, resistente e forte para a agenda eleitoral que o ex-presidente pretende cumprir neste ano. Nesta quinta, após mais uma sessão de fono no Hospital Sírio-Libanês, Lula recebeu por meia hora o ex-jogador Ronaldo Nazário.

Lula tem feito sessões de fonoaudiologia desde janeiro, quando deu início às 33 sessões de radioterapia. Devido aos efeitos colaterais tratamento radioterápico, o ex-presidente ficou com a voz rouca, teve inflamação na garganta, desenvolveu mucosite (inflamação na mucosa) e passou a ter dificuldades de deglutição e salivação. A deglutição, segundo sua assessoria, melhorou desde a semana passada, e a expectativa dos médicos é de que em dois ou três meses ele não tenha mais problemas de salivação.
De acordo com a assessoria do Instituto Lula, a voz do ex-presidente ainda não está 100% recuperada. Apesar de estar mais nítida e próxima do que era sua voz antes do tratamento quimio e radioterápico, Lula ainda não consegue manter o tom de voz em diálogos prolongados. Após algum tempo falando, a voz volta a ficar rouca e falha, o que é considerado uma sequela temporária do tratamento.
Volta aos palanques
O ex-presidente nunca havia se submetido aos exercícios de fonoaudiologia antes e gostou da possibilidade de voltar aos palanques com a voz "ainda melhor do que antes". Como a radioterapia não deixou sequelas nas cordas vocais, o ex-presidente decidiu, em conjunto com as duas fonoaudiólogas do hospital, que manterá por tempo indeterminado as sessões diárias de 30 minutos.
Lula decidiu não viajar no feriado de Páscoa e permanecerá em seu apartamento em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. No próximo sábado (07), a família vai comemorar o aniversário da ex-primeira-dama Marisa Letícia, que completará 62 anos.

No dia 14 deste mês, Lula fará sua primeira aparição pública, desde que recebeu a notícia de remissão completa do tumor na laringe, em inauguração de um Centro Educacional Unificado (CEU), em São Bernardo do Campo. Lula atende a um pedido especial do prefeito Luiz Marinho e estará na inauguração junto com estrelas da legenda, incluindo a senadora Marta Suplicy e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O pré-candidato da sigla à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, também foi convidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário