quinta-feira, 19 de abril de 2012

Artur Bruno quer ser o plano B

O deputado federal Artur Bruno está certo de que o PT vai indicá-lo para ser o candidato a prefeito de Fortaleza, no caso de a prefeita Luizianne Lins não conseguir acertar com o governador Cid Gomes a manutenção da aliança do seu partido com o PSB. Artur Bruno, dos petistas que querem ser candidato à Prefeitura da Capital foi o único a dizer, na reunião que eles tiveram recentemente com Luizianne de que toparia ser candidato mesmo sem haver a aliança.
Segundo relato da reunião entre Luizianne, Artur Bruno, Acrísio Sena, Guilherme Sampaio, Camilo Santana e Elmano de Freitas, todos petistas, em que ficou acertado a não realização de prévia para a escolha do candidato, só Artur Bruno disse que disputaria a Prefeitura mesmo sem a continuação da aliança do seu partido com o PSB.

Para o deputado federal, o calendário definido pelo PT sobre a sucessão municipal será mantido, no mês de maio. Primeiro com a eleição dos delegados que homologarão o nome do escolhido e depois, no dia 20, a reunião para a escolha dentre os pré-candidatos, aquele que irá para o encontro municipal. Hoje, são apenas quatro os pretendentes, pois Acrísio Sena, presidente da Câmara Municipal desistiu de sua postulação e anunciou apoio à postulação de Elmano.

Mesmo mantido o calendário, Bruno admite que no encontro do dia 20 de maio não sairá um único nome petista, até pelo fato da indefinição sobre a continuidade ou não da aliança. Ele não desistirá de sua pretensão e admite que da relação de pretendes é o único capaz de motivar o entendimento entre Cid Gomes e Luizianne Lins.

Desistência
Alguns petistas negam a existência de Luizianne trabalhar com um plano B e este ser em torno do nome de Artur Bruno. Para eles, Elmano é o candidato com ou sem coligação com o PSB, tanto que está sendo esperado para as próximas horas o anúncio do apoio a ele do vereador Guilherme Sampaio.

Integrantes do grupo petista a que se filia o secretário das Cidades, Camilo Santana, garantem que ele não vai retirar seu nome da relação de pré-candidatos, embora em conversa que ele teve com Luizianne tenha se disposto a fazê-lo naquela oportunidade. Agora é outro momento.

Mantidas as posições de Bruno e Camilo, o encontro de 20 de maio não definirá pela candidatura única de Elmano, levando a questão para o encontro com os delegados, sem a denominação daquela prévia estabelecida pelo estatuto do partido.

Aliados ao projeto de Artur Bruno ainda apostam em uma ação da direção nacional do partido para solucionar o problema de Fortaleza. A alegação deles é que com o impasse criado pela decisão de Luizianne em apoiar o nome de Elmano de Freitas e ele ser um complicador a mais para a manutenção da aliança com o PSB, a direção nacional defenderia o nome de Artur Bruno em razão de ele poder vir a ser aceito pelo governador.

Outros
Alguns petistas mais próximos da prefeita não acreditam em interferência da direção nacional e contestam ser o nome de Bruno aceito pelo governador para a manutenção da aliança. Segundo eles, já está muito claro que Cid Gomes só aceitará um dos nomes relacionados como pré-candidatos petistas, o secretário das Cidades, Camilo Santana. E conversará sobre outros nomes, dentre eles o do secretário Nelson Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário