sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Guimarães coordena campanhas do PT

Clique para Ampliar
Deputado José Guimarães está na coordenação do PT nacional para a disputa sucessória municipal na Região Nordeste
GIORGIA SANTIAGO
A preocupação do PT nacional com as capitais nordestinas motivou a criação de um grupo de acompanhamento
A campanha eleitoral do Partido dos Trabalhadores (PT) na Região Nordeste, este ano, terá como um dos seus coordenadores o deputado federal José Nobre Guimarães, integrante da liderança do Governo Dilma Rousseff, na Câmara dos Deputado. Ele já iniciou um levantamento da situação do partido e o resultado desse trabalho será apresentado em abril, durante a conferência nacional eleitoral, que acontecerá em Salvador.
Guimarães, em relação à sucessão municipal de Fortaleza, é um dos defensores da manutenção da aliança entre a prefeita Luizianne Lins (PT) e o governador Cid Gomes (PSB), para alguns difícil de se concretizar, ainda mais depois que o governador chamou, recentemente, o senador José Pimentel, uma das lideranças petistas no Ceará de "mentiroso". José Guimarães, contudo, diz que todos os esforços serão desenvolvidos para o não rompimento da aliança.

Sobre sua atuação como coordenador, o parlamentar cearense informa que na conferência de abril, em Salvador, apresentará não apenas o mapa eleitoral da agremiação na região, mas também suas perspectivas eleitorais e qual a política de alianças que deve ser consolidada nesse processo de pré-campanha.

Metodologia

O mapeamento consiste, inicialmente, em levantar os dados nas cidades com mais de 150.000 eleitores, em uma segunda fase nos municípios com mais de 50.000 eleitores e, por último, nos que contam com um eleitorado até 50.000 eleitores. A metodologia adotada é de reuniões com os presidentes estaduais para receber, discutir e avaliar as informações.

"A gente quer que antes das convenções de junho tenhamos o processo eleitoral todo definido, com acompanhamento, metas estabelecidas e qual a política de alianças que está em execução". No que se refere às capitais o quadro já está delineado em relação a algumas delas. Em Fortaleza, Recife, Salvador, Teresina, Natal e Aracaju o PT terá candidaturas competitivas e acredita José Nobre Guimarães que o seu partido fará um trabalho bem organizado para obter uma grande vitória eleitoral no Nordeste.

Quanto às alianças disse que a orientação da direção nacional, na última reunião que realizou, foi no sentido de procurar consolidar e reproduzir a aliança existente no plano nacional, sendo prioridade os partidos que apoiam o governo Dilma Rousseff. Onde não for possível manter aliança com as agremiações da base aliada o PT vai para a disputa. Para ele isso não representa problema porque já foi feito em outras eleições e "o que é importante é o partido preservar os seus interesses".

Assegura José Nobre Guimarães que em algumas capitais os candidatos já estão definidos. Em Natal o PT apresentará como candidato a prefeito o deputado estadual Fernando Mineiro; em Aracaju será o deputado federal Rogério Carvalho; em Recife e Fortaleza o quadro está indefinido; em Salvador será Nelson Pelegrino; em Teresina será a deputada estadual Rejane Dias e, em São Luiz está sendo articulada uma aliança com o PMDB, sendo o candidato a prefeito o vice-governador Washington Oliveira, que pertence aos quadros do PT.

Inelegíveis

As eleições deste ano no Ceará deverão deixar fora da disputa pelas prefeituras municipais, pelo menos, 44% dos atuais prefeitos. Ao todo são 81 prefeitos impedidos de concorrer para o mesmo cargo porque já estão exercendo o segundo mandato consecutivo e a Constituição brasileira não permite que concorram, novamente, para a mesma função a que foram reeleitos.

O parágrafo 5º do artigo 14 da constituição federal determina que "o Presidente da República, Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subsequente".

Em função desse dispositivo 81 prefeitos cearenses não poderão participar da disputa pela Prefeitura do seu Município. A possibilidade de outros prefeitos não concorrerem não está descartada porque além da vontade própria de não disputar e das injunções políticas e acordos partidários existem impedimentos por outras razões, como é o caso dos que forem atingidos, por exemplo, pela Lei Ficha Limpa, cuja constitucionalidade e aplicabilidade para as eleições deste ano foram reconhecidas, recentemente, pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Indique essa matéria










 

Nenhum comentário:

Postar um comentário