segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

As bicicletas de Russas e da Holanda




Amigos(as) russanos(as),

Na minha infância em Russas todos se impressionavam com a quantidade de bicicletas na cidade. Na minha família, eu e meus oito irmãos, usávamos a bicicleta como nosso único meio de transporte.

Hoje a população russana está trocando a bicicleta por transportes motorizados como motos e carros, como resultado do aumento da renda e também da falta de políticas públicas de mobilidade urbana que induzam a população a refletir sobre as consequências do excessivo aumento de motos e carros.

Acidentes com mortes, atropelamentos, transito saturado, falta de estacionamento, poeira e poluição sonora estão aumentando imensamente em nossa cidade, gerando sofrimento e piorando a qualidade de vida urbana. Já perdi a conta de amigos e amigos de amigos vitimas de acidentes em nossa cidade.

Mas será que isso é um mal necessário para o progresso do município?

A resposta vem da Holanda, um dos países mais desenvolvidos e de uma das populações mais ricas do mundo. Por lá, desde a década de 1970, os governos estão construindo e estimulando o uso de ciclovias, restringindo o uso indiscriminado de carros e melhorando a qualidade de vida das cidades, diminuindo os acidentes, salvando vidas, gerando economia para as famílias e governos e respeito ao meio ambiente.

Veja o vídeo na internet sobre a Holanda e veja como a nossa querida cidade de Russas também pode ser uma cidade desenvolvida, saudável e mais humana voltando a incentivar o uso da bicicleta pela sua população.

Trata-se de uma das muitas soluções de arquitetura e urbanismo para tornar o mundo mais feliz e mais saudável.

Odilo Almeida
Arquiteto e urbanista
Militante das boas causas por um mundo melhor para todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário