terça-feira, 30 de agosto de 2011

PT quer passar de 16 para 35 prefeituras

Cartaxo acredita na manutenção da aliança PT-PSB em Fortaleza (KLÉBER A. GONÇALVES)
Cartaxo acredita na manutenção da aliança PT-PSB em Fortaleza (KLÉBER A. GONÇALVES)
 
A meta do Partido dos Trabalhadores para as eleições municipais de 2012 é mais que dobrar o número de prefeituras no Ceará. O partido, que hoje administra 16 municípios, pretende ficar com 35 prefeituras, disse Joaquim Cartaxo, 1º vice-presidente da Executiva Estadual do PT.

Segundo Cartaxo, para atingir essa meta, nove prefeitos irão concorrer à reeleição. Além disso, partido irá investir em prefeituras da Região Metropolitana de Fortaleza e lançará candidaturas próprias em Trairi, com Jerônimo Nascimento - presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT) -, e em Itapipoca (sem nome definido). Nos demais municípios que o PT administra hoje, entre os quais Fortaleza, questões relacionadas à sucessão e coligações ainda estão sendo discutidas.
“A primeira prioridade é Fortaleza, que é prioridade nacional, depois são os municípios onde já temos prefeituras”, disse Cartaxo, coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral do PT, que se reúne com frequência para traçar estratégias para 2012. Para a sucessão da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, o PT, que lançou em julho 13 pré-candidatos, deve manter a aliança com governador Cid Gomes (PSB). “É obvio que nesse processo haverá uma insatisfação ou outra, a natureza da política é essa, mas temos que administrar nossas contradições”, disse Cartaxo, confiante que a aliança está consolidada.

Congresso
De 2 a 4 de setembro, será realizado o 4º Congresso Nacional do PT, em Brasília. Na ocasião, a Executiva Nacional irá apresentar a estratégia para 2012, cuja prioridade é vencer em municípios com mais de 100 mil habitantes. E, baseado no que for apresentado em Brasília, o Diretório Estadual definirá em outubro a estratégia eleitoral para o Ceará.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Uma das maiores dificuldades do PT cearense para as eleições de 2012 será em Fortaleza. Para a definição do candidato, sérias arestas políticas entre Luizianne Lins e Cid Gomes terão de ser aparadas.

PARTIDOS DOS TRABALHADORES NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012

Alguns municípios onde o PT irá lançar candidatura:

Itapipoca: sem nome definido

Trairi: Jerônimo Nascimento, presidente estadual da CUT.

Região Metropolitana de Fortaleza (com exceção da Capital, municípios ainda não definidos)

Fortaleza: 13 nomes foram colocados à disposição para suceder a prefeita Luizianne Lins. A cidade é considerada prioridade nacional.
 
Municípios nos quais o PT disputará reeleição:

Acaraú: Pedro Fonteles dos Santos

Barbalha: José Leite Gonçalves Cruz

Cascavel: Décio Paulo Bonilha Munhoz

Juazeiro do Norte: Manuel Raimundo de Santana Neto

Meruoca: Francisco Fonteles

Morrinhos: Jerônimo Neto

Palmácia: Antônio Cláudio Mota Martins

Quixadá: Rômulo Nepomuceno Bezerra

Sobral: Clodoveu Arruda

Bruno Cabral
brunocabral@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário