quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Guimarães quer evitar ´racha´ na base aliada

Clique para Ampliar
O deputado José Guimarães disse que o PT Nacional deve acompanhar todo o processo de debate eleitoral, mas sem fazer intervenções
Ele defende que a aliança seja mantida, visando 2014, mesmo que os partidos tenham candidaturas próprias
Mesmo que os partidos que compõem a base da prefeita Luizianne Lins (PT) decidam lançar candidaturas próprias nas eleições municipais de Fortaleza no próximo ano, as lideranças devem trabalhar no sentido de evitar um "racha" na aliança para mantê-la em 2014. O entendimento é do deputado federal José Guimarães (PT), segundo vice-presidente do PT Nacional, ao considerar "natural" e "democrático" o desejo das legendas em lançar seus quadros.

"Mas isso não pode significar o rompimento da aliança que temos no Estado com o PSB ou da aliança nacional", diz. Para ele, a manutenção da aliança em Fortaleza deverá ser definida em fevereiro, após o carnaval.

Nesse sentido, Guimarães defende que o PT trabalhe duas questões centrais relacionadas às eleições de 2012: garantir e articular a manutenção da aliança com o PSB na Capital e estabelecer prioridades nas cidades cearenses em que o partido tem chances reais de vitória, citando Juazeiro, Sobral e Fortaleza.

O parlamentar argumenta que o entendimento com os partidos aliados é fundamental para dar continuidade ao projeto do PT. Após conversas com o governador Cid Gomes e com o chefe de gabinete Ivo Gomes, Guimarães diz considerar que há um "esforço coletivo" dos líderes para garantir a manutenção da aliança em Fortaleza.

Divergências
Por outro lado, ele não descarta eventuais divergências na base e o lançamento de candidaturas distintas na Capital, que é o centro da disputa política no Estado. "Eu não posso ficar chateado ou desenvolver qualquer ação de criminalização aos partidos que têm dito que querem ter candidato. Isso é natural e democrático. Se o PSB lançar candidatura própria, eu acho que faz parte do jogo. O importante é não deixar as pontes se esfacelarem", declarou, ao avaliar que a situação está "bem conduzida".

Segundo o parlamentar, a participação cada vez mais ativa do PSB no Governo Dilma, ocupando cada vez mais espaço na Esplanada dos Ministérios, é outro fator que contribui para o interesse petista em manter a aliança com a legenda no Estado.

Diante disso, Guimarães afirmou que a Executiva Nacional do PT deverá acompanhar todo o processo eleitoral em Fortaleza e em outras cidades que considera "fundamentais" para a disputa eleitoral do partido, citando Recife e Salvador. No entanto, o parlamentar frisou que a direção nacional não deverá intervir diretamente nas decisões que, conforme salienta, cabe aos diretórios municipais.

"É aquele acompanhamento que não é intervenção. Quem decide a tática eleitoral e quem será candidato nas cidades com mais de 150 mil eleitores é exatamente os diretórios municipais", explicou, informando que tem conversado semanalmente com o presidente nacional do PT, Rui Falcão, a respeito da situação em Fortaleza e em outras cidades.

Articulação
Sobre uma eventual mediação de Lula na articulação para manutenção da aliança na Capital, Guimarães disse que o ex-presidente deu uma pausa em sua agenda política até março, mas acredita que independentemente disso o PT deverá ter um processo bem estruturado no debate eleitoral. "Tenho segurança de que estamos consolidando a possibilidade de termos um grande resultado eleitoral no Ceará em 2012", avaliou.

O deputado José Guimarães fez ainda uma avaliação positiva da atuação da bancada federal cearense, atribuindo parte do "sucesso do Governo Dilma" às discussões e aprovações no Congresso Nacional. "Tivemos um ano decisivo para os rumos do País. Asseguramos que nunca a Câmara Federal trabalhou tanto e aprovou tantos projetos importantes", declarou, citando como exemplos a fixação de regras claras para o Salário Mínimo até 2015, o Minha Casa, Minha Vida 2, o conjunto de ações do Brasil sem Miséria, a aprovação da DRU e do Regime Diferenciado de Contratações, o Pronatec e os acordos internacionais.

Em relação à sua vice-liderança do Governo Dilma no Congresso, José Guimarães afirma que pôde contribuir no sentido de articular benefícios e recursos ao Ceará em projetos prioritários que envolvem as áreas de educação, saúde e infraestrutura. "Nós tivemos papel destacado na articulação com o governador Cid em projetos fundamentais, como o Cinturão das Águas", acrescentou.

Na avaliação do deputado petista, 2012 deverá ser um ano de concretização de muitos projetos viabilizados através de conquistas importantes do Estado neste ano. Ele calcula que o Governo Federal deverá aplicar no Ceará, sem considerar os possíveis vetos aos projetos aprovados no Congresso, um valor na ordem de R$ 3 bilhões apenas em investimentos, sem incluir as ações de custeio. "É o segundo Estado do Nordeste em previsão de recursos para 2012, ultrapassando Pernambuco", considerou Guimarães.

Em relação ao ano de 2011, Guimarães analisa que o Ceará "viveu o melhor ano do ponto de vista de liberação de recursos federais", citando os investimentos na Siderúrgica, na Refinaria, no Metrofor, no Eixão das Águas, na recuperação de pelo menos 12 estradas estaduais. "Nós não temos do que reclamar sobre isso", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário