sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Dilma Rousseff se destacou pela personalidade forte

Clique para Ampliar
FOTO: AGÊNCIA BRASIL
Para os analistas, a presidente se destacou por seu jogo de cintura, capacidade de liderança, aproximação com a oposição e pelo estilo reservado
Mas se Dilma passou o ano consertando o "malfeito", ela ganhou o apoio popular em não tolerar a corrupção
Brasília Em seu primeiro ano de governo, a presidente Dilma Rousseff se destacou pela personalidade forte, pela elegância na relação com os adversários políticos e por perder boa parte do tempo lidando com crises ministeriais. Essa é a visão de cientistas políticos ouvidos pela reportagem, que consideraram a rotina de crise maléfica para a governabilidade.

"Minha impressão foi que ela ficou administrando os conflitos da base. Não foi um ano transformador", resumiu Carlos Melo, do Insper. Os analistas afirmam que o primeiro ano do governo é o momento ideal para a implementação de reformas, já que o presidente assume a administração com o respaldo das urnas. "Não ter feito as reformas compromete. Um governo novo tem mais força política para fazer reformas", reforçou o cientista político Rubens Figueiredo.

Catanho será o candidato do PT

Clique para Ampliar
FOTO: VIVIANE PINHEIRO
Acrísio Sena, presidente da Câmara, dá entrevista coletiva entre vereadores da base aliada, diz que o PT já escolheu o seu candidato a prefeito
Aproveitando a reunião de jornalistas ontem, na Câmara Municipal, seu presidente desvendou o segredo PT na sucessão
O secretário de articulação governamental da Prefeitura de Fortaleza, Waldemir Catanho é o nome que o Partido dos Trabalhadores (PT) irá apresentar como pré-candidato à sucessão da prefeita Luizianne Lins (PT) nas eleições municipais do próximo ano. A informação foi passada pelo presidente da Câmara Municipal e membro do diretório estadual do PT, vereador Acrísio Sena, ontem, durante uma entrevista coletiva.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Guimarães quer evitar ´racha´ na base aliada

Clique para Ampliar
O deputado José Guimarães disse que o PT Nacional deve acompanhar todo o processo de debate eleitoral, mas sem fazer intervenções
Ele defende que a aliança seja mantida, visando 2014, mesmo que os partidos tenham candidaturas próprias
Mesmo que os partidos que compõem a base da prefeita Luizianne Lins (PT) decidam lançar candidaturas próprias nas eleições municipais de Fortaleza no próximo ano, as lideranças devem trabalhar no sentido de evitar um "racha" na aliança para mantê-la em 2014. O entendimento é do deputado federal José Guimarães (PT), segundo vice-presidente do PT Nacional, ao considerar "natural" e "democrático" o desejo das legendas em lançar seus quadros.

"Mas isso não pode significar o rompimento da aliança que temos no Estado com o PSB ou da aliança nacional", diz. Para ele, a manutenção da aliança em Fortaleza deverá ser definida em fevereiro, após o carnaval.

Nesse sentido, Guimarães defende que o PT trabalhe duas questões centrais relacionadas às eleições de 2012: garantir e articular a manutenção da aliança com o PSB na Capital e estabelecer prioridades nas cidades cearenses em que o partido tem chances reais de vitória, citando Juazeiro, Sobral e Fortaleza.

O parlamentar argumenta que o entendimento com os partidos aliados é fundamental para dar continuidade ao projeto do PT. Após conversas com o governador Cid Gomes e com o chefe de gabinete Ivo Gomes, Guimarães diz considerar que há um "esforço coletivo" dos líderes para garantir a manutenção da aliança em Fortaleza.

Divergências
Por outro lado, ele não descarta eventuais divergências na base e o lançamento de candidaturas distintas na Capital, que é o centro da disputa política no Estado. "Eu não posso ficar chateado ou desenvolver qualquer ação de criminalização aos partidos que têm dito que querem ter candidato. Isso é natural e democrático. Se o PSB lançar candidatura própria, eu acho que faz parte do jogo. O importante é não deixar as pontes se esfacelarem", declarou, ao avaliar que a situação está "bem conduzida".

Segundo o parlamentar, a participação cada vez mais ativa do PSB no Governo Dilma, ocupando cada vez mais espaço na Esplanada dos Ministérios, é outro fator que contribui para o interesse petista em manter a aliança com a legenda no Estado.

Diante disso, Guimarães afirmou que a Executiva Nacional do PT deverá acompanhar todo o processo eleitoral em Fortaleza e em outras cidades que considera "fundamentais" para a disputa eleitoral do partido, citando Recife e Salvador. No entanto, o parlamentar frisou que a direção nacional não deverá intervir diretamente nas decisões que, conforme salienta, cabe aos diretórios municipais.

"É aquele acompanhamento que não é intervenção. Quem decide a tática eleitoral e quem será candidato nas cidades com mais de 150 mil eleitores é exatamente os diretórios municipais", explicou, informando que tem conversado semanalmente com o presidente nacional do PT, Rui Falcão, a respeito da situação em Fortaleza e em outras cidades.

Articulação
Sobre uma eventual mediação de Lula na articulação para manutenção da aliança na Capital, Guimarães disse que o ex-presidente deu uma pausa em sua agenda política até março, mas acredita que independentemente disso o PT deverá ter um processo bem estruturado no debate eleitoral. "Tenho segurança de que estamos consolidando a possibilidade de termos um grande resultado eleitoral no Ceará em 2012", avaliou.

O deputado José Guimarães fez ainda uma avaliação positiva da atuação da bancada federal cearense, atribuindo parte do "sucesso do Governo Dilma" às discussões e aprovações no Congresso Nacional. "Tivemos um ano decisivo para os rumos do País. Asseguramos que nunca a Câmara Federal trabalhou tanto e aprovou tantos projetos importantes", declarou, citando como exemplos a fixação de regras claras para o Salário Mínimo até 2015, o Minha Casa, Minha Vida 2, o conjunto de ações do Brasil sem Miséria, a aprovação da DRU e do Regime Diferenciado de Contratações, o Pronatec e os acordos internacionais.

Em relação à sua vice-liderança do Governo Dilma no Congresso, José Guimarães afirma que pôde contribuir no sentido de articular benefícios e recursos ao Ceará em projetos prioritários que envolvem as áreas de educação, saúde e infraestrutura. "Nós tivemos papel destacado na articulação com o governador Cid em projetos fundamentais, como o Cinturão das Águas", acrescentou.

Na avaliação do deputado petista, 2012 deverá ser um ano de concretização de muitos projetos viabilizados através de conquistas importantes do Estado neste ano. Ele calcula que o Governo Federal deverá aplicar no Ceará, sem considerar os possíveis vetos aos projetos aprovados no Congresso, um valor na ordem de R$ 3 bilhões apenas em investimentos, sem incluir as ações de custeio. "É o segundo Estado do Nordeste em previsão de recursos para 2012, ultrapassando Pernambuco", considerou Guimarães.

Em relação ao ano de 2011, Guimarães analisa que o Ceará "viveu o melhor ano do ponto de vista de liberação de recursos federais", citando os investimentos na Siderúrgica, na Refinaria, no Metrofor, no Eixão das Águas, na recuperação de pelo menos 12 estradas estaduais. "Nós não temos do que reclamar sobre isso", afirmou.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Lula e Dilma se encontram em São Paulo


"Vamos continuar juntos em 2012 com a presidenta Dilma, construindo um Brasil e um mundo cada vez melhor", diz Lula em mensagem.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou nesta quinta-feira (22) com a presidenta Dilma Rousseff no Hotel Unique, em São Paulo. A presidenta entregou para Lula um presente dos catadores de materiais recicláveis após participar do almoço de celebração de Natal dos catadores, no centro de São Paulo.
No site do Instituto Lula foi postada uma mensagem de fim de ano do ex-presidente
“Minhas amigas e meus amigos
O ano de 2011 vai terminando e este momento especial do Natal, de confraternização com a família e os amigos, permite reforçar os laços de afeto e união para começarmos um novo ciclo com muita energia e amor.
Neste final de ano, quero agradecer de coração todo o carinho que recebi em 2011. A solidariedade de tantos amigos do Brasil e de outros países tem me ajudado muito durante o meu tratamento.
Desejo que todos tenham muita saúde, paz e prosperidade neste ano que vai começar. Vamos continuar juntos em 2012 com a presidenta Dilma, construindo um Brasil e um mundo cada vez melhor, mais justo e mais solidário.
Um forte abraço,
Luiz Inácio Lula da Silva”

(Foto: Instituto Lula)

Dilma diz que é presidenta dos pobres


A presidente Dilma Rousseff disse hoje que vai conversar com os governadores para que se empenhem no combate à violência contra os moradores de rua e os catadores de material reciclável. "O importante é criar com os governadores um diálogo para impedir isso, pois o que está ocorrendo é uma limpeza humana nas grandes cidades desse País", argumentou a presidente, ao participar hoje da celebração de Natal com catadores de materiais recicláveis e da população em situação de rua, no Sindicato dos Bancários, no centro da cidade de São Paulo.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

PT anuncia candidato em janeiro

Clique para Ampliar
RODRIGO CARVALHO
Prefeita Luizianne Lins marcou a inauguração do estúdio da TV DN, ontem, momento em que falou sobre política e gestão municipal
Luizianne Lins preferiu não citar nomes de sua preferência, mas avisou que, após a indicação do PT, ela sentará com Cid
O dia 15 de janeiro é a data limite para o PT anunciar o pré-candidato que deverá disputar a Prefeitura de Fortaleza nas eleições do próximo ano. Durante entrevista, após visita realizada, na tarde de ontem, ao estúdio da TV DN, incorporada à redação do Diário do Nordeste, a prefeita Luizianne Lins avisou que o partido conclui, no início de janeiro, os debates sobre o assunto, assim como o consenso em torno do nome petista a concorrer na sucessão municipal.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Tumor de Lula regride 75%, diz médico


Lula chega ao hospital Sírio Libanês, em São Paulo (Foto: Sebastião Moreira / EFE)
Lula chega ao hospital Sírio Libanês, em São Paulo (Foto: Sebastião Moreira / EFE)

O tratamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou resultados satisfatórios até o momento. Na equipe médica, o clima é de otimismo. Os exames realizados hoje por Lula apontaram regressão do câncer de laringe, segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico e amigo do ex-presidente há 20 anos.
A tomografia e a laringoscopia (exame realizado com anestesia local para identificar lesões na laringe) revelaram que o tumor diminuiu. "O tumor diminuiu 75%", disse Kalil. "O estado clínico dele é muito bom", disse. Um sinal da redução do tumor é a voz de Lula, atualmente menos rouca que no momento do diagnóstico do câncer.
O ex-presidente foi submetido também a um exame de PET-Scan, uma ressonância magnética de corpo inteiro que aponta mudanças metabólicas no organismo. Ela é capaz de diagnosticar tumores em fase muito inicial e afastar a hipótese de metástase. O exame não apontou nada de anormal.
Lula começou hoje mesmo a última sessão de quimioterapia. Como a quimioterapia deu bons resultados, a hipótese de cirurgia está afastada no momento. O próximo passo do tratamento será a radioterapia. Ela deve ocorrer em janeiro. A previsão é que o tratamento esteja encerrado em fevereiro. 

domingo, 11 de dezembro de 2011

Lula fará última sessão de quimioterapia nesta segunda-feira

 (Foto: Agência Brasil)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passará nesta segunda-feira (12) pela última sessão de quimioterapia para tratamento de um tumor na laringe, diagnosticado no dia 29 de outubro. Além de receber a medicação, Lula deverá fazer uma bateria de exames para avaliar a resposta a duas sessões de quimioterapia a que foi submetido.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Artur Bruno- Luizianne vai escolher nome que una o PT


O deputado federal Artur Bruno, um dos nomes cotados para sair candidato do PT á Prefeitura de Fortaleza, espera que a prefeita Luizianne Lins escolha um nome que congregue a legenda e que tenha densidade eleitoral.

Com Artur Bruno, disputa para sair candidato o coordenador da ação governamental da Pefeitura, Waldemir Catanho.




 Blog do Eliomar

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Diap coloca José Pimentel entre os 20 mais influentes


Petista José Pimentel aparece na 14ª posição, segundo o Diap (JOSÉ CRUZ / AG SENADO)
Petista José Pimentel aparece na 14ª posição, segundo o Diap (JOSÉ CRUZ / AG SENADO)
O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) finalizou sua pesquisa junto a deputados federais e senadores para indicar a lista dos parlamentares mais influentes no exercício de 2011. Nenhum cearense está na lista mais seletiva, com os 10 mais influentes, que aponta dois petistas, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (RS) e o líder do Governo, Cândido Vacarezza (SP), como os dois mais citados. Ou seja, os que mais influenciaram os trabalhos do Congresso no ano.


O senador José Pimentel (PT) é o representante da bancada cearense que primeiro aparece na relação do Diap. Ele, atual líder do governo na Casa, aparece na 14ª posição, empatado em pontos com o também petista Humberto Costa, que é pernambucano. Ambos, de acordo com o levantamento, foram citados como influentes por 12 parlamentares, de um total de 65 consultados.

Dilma encontra-se com Lula

Clique para Ampliar
Bem-humorado, o ex-presidente brincou com jornalistas no salão do hotel em que conversou com a presidente
REUTERS
Em tratamento contra um câncer na laringe, Lula também falou com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral
São Paulo. A presidente Dilma Rousseff (PT) reuniu-se ontem com o seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, em um hotel na zona sul de São Paulo. Antes de encontrar Dilma no hotel, Lula, que está em tratamento contra um câncer na laringe, esteve em seu escritório no Instituto Lula, no bairro do Ipiranga (zona sul). Ele saiu do escritório por volta das 15h.

O ex-presidente estava acompanhado do governador do Rio Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), com quem se encontrou no saguão do hotel. Lula foi perguntado por jornalistas se havia dado algum conselho à presidente durante a reunião.

"Desencarnando"
"Eu estou desencarnando ainda", brincou o petista, que estava bem-humorado e fez questão de cumprimentar as pessoas no saguão do hotel. A voz do ex-presidente, que apresentou rouquidão após a primeira sessão de quimioterapia, no combate a um câncer de laringe, estava normal.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Bancada de deputados federais do PT faz homenagem ao ex-presidente Lula!

A Bancada do PT na Câmara prestou nesta quarta-feira (23) uma homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e reforçou os votos para que ele tenha uma plena e rápida recuperação no tratamento a que está sendo submetido contra um câncer na laringe.
Com a presença do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), dos líderes da bancada Paulo Teixeira (SP) e do governo, Cândido Vaccarezza (SP), os parlamentares do Partido dos Trabalhadores fizeram o “L” de Lula e cantaram a música que marcou todas as campanhas eleitorais do ex-presidente (Olê, Olê, Olê, Olá, Lula, Lula …).

O ministro da Pesca e deputado licenciado, Luiz Sérgio (PT-RJ), também participou da homenagem.
O líder Paulo Teixeira informou que uma foto ampliada, com a assinatura dos 86 deputados da bancada, será enviada a Lula, juntamente com uma cópia de um vídeo gravado durante o ato, que reuniu a grande maioria dos deputados do PT. A cerimônia foi realizada no Salão Negro da Câmara dos Deputados.

Lula retoma rotina de trabalho em SP

Ainda em tratamento contra um câncer na laringe, o ex-presidente voltou ontem ao trabalho no Instituto Lula
São Paulo. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva despachou ontem pela primeira vez, desde a descoberta de um câncer na laringe, na sede no Instituto Lula, na capital paulista. O petista acatou recomendação da equipe médica, que, nas últimas semanas, vinha insistindo para que ele saísse mais de casa, se distraísse mais e até despachasse no instituto. O ex-presidente, que se mostrava nos últimos dias avesso a essa ideia, decidiu aceitar o conselho médico. O petista chegou ao prédio do instituto por volta das 14 horas de ontem, tendo permanecido no local até o final de tarde. O ex-presidente, que tem se recuperado bem das sessões de quimioterapia, reuniu-se com a diretoria do Instituto Lula e recebeu o presidente nacional do PT, Rui Falcão.

Exames
Lula deverá retornar na próxima semana ao Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, para a realização de um exame clínico com o objetivo de verificar se o tratamento a que está sendo submetido contra o câncer obteve os resultados esperados.

A voz do ex-presidente, segundo os médicos, tem aos poucos voltado ao normal, não havendo mais a presença da rouquidão verificada após o primeiro ciclo de quimioterapia, no início de novembro.

"O que sugere que a doença está regredindo", avaliou um dos médicos, relatando também que o petista tem enfrentado melhor os efeitos colaterais das sessões de quimioterapia, como fadiga e enjoo.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Foto inédita mostra Dilma em interrogatório em 1970

A vida quer coragem (Editora Primeiro Plano), do jornalista Ricardo Amaral, chega às livrarias na primeira quinzena de dezembro. A foto abaixo, inédita, está no livro que conta a trajetória de Dilma Rousseff da guerrilha ao Planalto. Amaral, que foi assessor da Casa Civil e da campanha presidencial, desencavou a imagem no processo contra Dilma na Justiça Militar. A foto foi tirada em novembro de 1970, quando a hoje presidente da República tinha 22 anos. Após 22 dias de tortura, ela respondia a um interrogatório na sede da Auditoria Militar do Rio de Janeiro.  

A RÉ DILMA Dilma na sede da Auditoria Militar no Rio de Janeiro, em novembro  de 1970. Ao fundo, os oficiais que a interrogavam sobre sua participação na luta armada escondem o rosto com a mão (Foto: Reprodução que consta no processo da Justiça Militar)
A RÉ DILMA
Dilma na sede da Auditoria Militar no Rio de Janeiro, em novembro de 1970. Ao fundo, os oficiais que a interrogavam sobre sua participação na luta armada escondem o rosto com a mão (Foto: Reprodução que consta no processo da Justiça Militar)


REDAÇÃO ÉPOCA