quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Luizianne deve ocupar cargo no PT nacional

 
Com a saída de Luizianne do diretório estadual, abre-se a possibilidade de um maior diálogo entre a agremiação e o governador Cid Gomes FOTO: FABIANE DE PAULA
Lideranças ligadas à ex-prefeita garantem que ela não tentará reeleição à direção estadual do partido
A ex-prefeita de Fortaleza e presidente estadual do PT no Ceará, Luizianne Lins, deverá assumir um cargo na direção nacional da sigla e não deve tentar reeleição para sua função atual na legenda. Com isso, abre-se a possibilidade de um maior diálogo e aproximação entre a agremiação e o governo de Cid Gomes. Apesar das especulações quanto a nomes, o vice-presidente nacional do PT, deputado federal José Nobre Guimarães, descarta que alguém já tenha sido escolhido.Em fevereiro próximo, acontecerá uma reunião do diretório estadual para fazer um balanço do resultado da legenda no Estado nas últimas eleições municipais, quando o PT passou de 15 para 29 prefeituras, apesar de não conseguir eleger o ex-secretário de educação, Elmano de Freitas, prefeito da Capital.

O partido deveria ter se reunido no último dia 7 de janeiro, mas devido à falta de quórum o encontro, que ocorreria sem a presença de Luizianne, foi adiado para o próximo mês. Com a saída de Luizianne Lins do comando do PT em outubro próximo, a ala coordenada pelo deputado federal José Nobre Guimarães terá grandes chances de indicar o próximo nome para o comando do partido no Estado.

A dirigente poderia ter se licenciado de sua função, mas Luizianne argumenta que, devido a solicitações do presidente nacional do partido, Rui Falcão, do ex-presidente Lula e até da presidente Dilma Rousseff, permanecerá no cargo até outubro, quando acontece o Processo de Eleições Diretas (PED) do PT.

De acordo com o ex-líder de Luizianne na Câmara de Fortaleza, Ronivaldo Maia (PT), quando a ex-prefeita foi eleita presidente do partido, não representava apenas o peso da ala coordenada por ela, mas de todo o partido e, agora, esta força não existe.

"A escolha dela não foi por forças internas e a saída não tem nada a ver com forças políticas. Agora, a correlação de forças internas não defende a continuação dela no mandato", apontou o petista. Segundo ele, Luizianne Lins não é candidata à reeleição e deverá ficar na direção nacional do PT, tornando, assim, uma dirigente nacional. Internamente, as forças mais cotadas são as do próprio José Guimarães, a do vice-presidente Joaquim Cartaxo e até do secretário de Cidades, Camilo Santana.

Rumos

"O partido tem bons nomes, e o Cartaxo é o mais credenciado pelo grupo do Guimarães, pois tem quase metade do partido do lado dele", afirmou Ronivaldo. Além de discutir o processo eleitoral de Fortaleza e a força da legenda em 2013, o partido se debruçará também sobre os rumos que tomará. No dia 10 de fevereiro, o PT completa 33 anos de fundação e isso também deverá ser colocado em pauta.

De acordo com Guimarães, em 2013, o Partido dos Trabalhadores deve renovar todas as direções da legenda nas eleições de outubro próximo e, no caso do Ceará, a nova direção terá que ter condições de "dar conta do tamanho que o partido tem hoje. É preciso eleger um presidente que preserve o partido e o prepare para 2014. Temos uma agenda a ser cumprida e já adianto que nossa estratégia será vinculada ao projeto nacional", disse o deputado federal.

Mobilizar

Segundo ele, é preciso que os petistas respeitem a agenda política do partido, que irá mobilizar os passos da legenda para os próximos anos, visando às eleições de 2014. "O pessoal fica de firula e, na verdade, não sabe que temos uma agenda. Vamos fazer um balanço dos dez anos de governo do PT. Em 2013, vamos levar o Lula em vários estados, dentro eles o Ceará, até para servir de subsidio eleitoral em 2014", explica.

18 siglas renovarão dirigentes no Ceará
Neste ano, os partidos que atuam no Ceará devem enfrentar intensa movimentação política. Além da preparação para a disputa eleitoral de 2014, a maioria das legendas terá de renovar seus quadros com a eleição de um novo diretório ou nomeação de comissão provisória. Dos 30 partidos existentes no Brasil, 29 desenvolvem atividades políticas no Ceará e, destes, 18 terão que renovar os quadros de dirigentes em 2013.

Consulta realizada ao sistema de gerenciamento de informações partidárias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indica que, até março próximo, terminam os prazos de validade dos diretórios ou comissões provisórias de seis partidos políticos no Ceará e cinco em Fortaleza.

No dia 4 de janeiro, terminou o prazo de validade da comissão provisória estadual do PTC. O partido, portanto, está acéfalo no Ceará, a não ser que a executiva nacional tenha renovado o mandato da atual ou nomeado outra comissão e não tenha atualizado os dados no sistema do TSE. No próximo dia 24, termina o prazo de validade da comissão provisória do PRTB.

Em Fortaleza, consta que o prazo de validade da comissão provisória municipal do PV terminou no dia 31 de dezembro de 2012 e, neste mês de janeiro, também terminam os prazos de validade das comissões provisórias do PSL (21 de janeiro); do PRTB (24 de janeiro) e a do PSDC (27 de janeiro).

O sistema de gerenciamento de informações do TSE aponta ainda que, em fevereiro, o PT deve renovar seu órgão de direção no plano estadual e do PPS adotar providência semelhante no diretório em Fortaleza. Durante o mês de março, outras duas legendas terão que tratar da estrutura da agremiação no Estado: DEM e PSL, ambos com prazo de validade da atual comissão provisória previsto para o dia 21. No dia 6 de março, termina o prazo de validade da atual comissão provisória municipal do PMDB, em Fortaleza.

Quadros

Os partidos que, no âmbito do Estado do Ceará, não terão necessidade de tratar da organização dos seus quadros de direção, neste ano, são os seguintes: PCB, PHS, PMN, PR, PRB, PRP, PSB, PSC, PSD, PTdoB e PTN. Em Fortaleza, não terão necessidade de renovar a comissão provisória municipal ou o diretório, neste ano, as seguintes agremiações: DEM, PEN, PMN, PR, PRB, PRP, PSB, PSC, PSD, PSOL, PSTU, PT, PTdoB e PTN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário