terça-feira, 20 de novembro de 2012

O PT repaginado

O governo da presidenta Dilma Rousseff é aprovado nas urnas e dá a ela cacife para comandar a maior renovação do partido

Claudio Dantas Sequeira, Izabelle Torres e Josie Jeronimo
01.jpg
APROVAÇÃO Pela primeira vez, o governo Dilma foi submetido ao escrutínio
público - e o resultado, para ela, não poderia ter sido melhor

 
O Partido dos Trabalhadores não é mais o mesmo. Uma revolução silenciosa, cujo signo é o sentimento da mudança, faz nascer novas lideranças, oblitera velhos caciques e desencadeia a maior transformação da história da legenda. Basta olhar os resultados das eleições municipais para entender a dimensão desse processo. Eleito prefeito em São Paulo, Fernando Haddad, 49 anos, é um dos símbolos da transformação. Em seu discurso da vitória, Haddad falou em autocrítica, na reconstrução do partido e agradeceu efusivamente à presidenta Dilma Rousseff e ao ex-presidente Lula, os principais fiadores de sua candidatura. No texto, escrito de véspera, fez ainda um chamamento à intelectualidade, às forças produtivas e aos movimentos sociais, num claro resgate das raízes partidárias do PT da década de 1980. O teor do discurso de Haddad resume a diretriz que Dilma estabeleceu em seu governo: a opção por políticos de perfil técnico, dedicados à boa gestão e sem os ranços do tradicional fisiologismo partidário.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

A força de Lula

O PT conquista 17,3 milhões de eleitores e se sagra campeão de votos nas eleições municipais. E o ex-presidente prova outra vez que, mais que ninguém, sabe fazer valer sua vontade nas urnas

Alan Rodrigues
Chamada.jpg
Domingo 7 de outubro, Hotel PESTANA, zona sul da capital paulista. Minutos depois de fechadas as urnas, toca o celular do candidato à prefeitura de São Paulo Fernando Haddad. Do outro lado da linha estava João Santana, o marqueteiro do PT. Santana, com os números das pesquisas de boca de urna em mãos, saúda Haddad pela passagem para o segundo turno contra o tucano José Serra. E logo passa o telefone para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Principal fiador da candidatura de Haddad – até então um neófito em eleições –, Lula afaga o pupilo.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Novas lideranças do PT devem ser evidenciadas

Indique essa matéria




Deputado José Guimarães acredita que as lideranças
 petistas estão fortalecidas, considerando Elmano
 vitorioso diante da disputa FOTO: AGÊNCIA CÂMARA
Embora seja expressiva influência que a prefeita Luizianne Lins exerce como liderança no PT, a derrota na disputa em Fortaleza deve evidenciar outros nomes na agremiação. A avaliação é da cientista política Carla Michelle, que considera a prefeita a "grande derrotada" do pleito. O deputado José Guimarães, por outro lado, analisa que todas as lideranças petistas saem fortalecidas, afirmando que a sigla enfrentou uma ampla aliança na Capital e considerando o ex-candidato Elmano um vitorioso.

Apesar da perda da prefeitura de Fortaleza, tanto a cientista política Carla Michelle, professora da Faculdade Estácio de Sá/FIC, quanto o deputado José Guimarães avaliam que o PT sai fortalecido desta eleição, tendo em vista que a legenda dobrou o número de prefeitos e conquistou expressivos colégios eleitorais no Ceará. O PT passou de 15 prefeitos eleitos em 2008 para 26 neste ano, sem considerar as cidades onde os políticos com votos suficientes para ser eleitos aguardam decisão do TSE.

"O PT sai vitorioso. Mesmo em Fortaleza, tivemos 47% dos votos. Fomos o mais votado no primeiro turno nominalmente. Foi uma vitória estrondosa, até porque o PT afirmou que não é satélite de ninguém. Mostrou que tem identidade e programa. O resultado tem que ser comemorado, inclusive em Fortaleza", defende Guimarães.